Foto: Vinícius Machado (Diário)
A comunidade deu sua opinião na construção do futuro da Gare de Santa Maria. Entre 20 de fevereiro e 8 de março, a consulta pública sobre o futuro da Gare, em Santa Maria, reuniu 641 respostas de moradores de diferentes regiões da cidade e faixas etárias. Os dados, apresentados durante audiência pública realizada pela prefeitura na noite desta segunda-feira (28), apontaram o desejo dos santa-marienses em transformar a antiga estação em um espaço vivo, com cultura, lazer, gastronomia e preservação.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O comércio local e as feiras de artesanato lideraram a preferência como tipo de espaço prioritário, indicados por 32,3% dos participantes. Logo depois, surgiram as áreas de lazer e convivência ao ar livre (31,6%) e os espaços culturais, como museus e galerias (26,4%).
Na programação do futuro espaço, a comunidade manifestou interesse por apresentações artísticas e shows ao vivo, oficinas e cursos culturais e eventos turísticos. Iniciativas educativas sobre a história ferroviária também foram citados.
Quanto ao uso do espaço, o desejo predominante é aproveitar a Gare durante os finais de semana à tarde, preferência de 61,6% dos respondentes.
Entre as sugestões abertas, os temas mais recorrentes foram:
- Preservação Histórica e Museu Ferroviário: a comunidade sugeriu a criação de um museu interativo e passeios turísticos de trem;
- Espaços Culturais e Artísticos: propostas de eventos culturais, feiras e salas para oficinas;
- Espaço Gastronômico e Comercial: implantação de restaurantes, cafeterias, mercado público e incentivo ao comércio de produtos locais;
- Lazer e Convivência: criação de praças, parquinhos, áreas para caminhada, ciclismo e eventos familiares;
- Feiras e Economia Criativa: incentivo à economia local com feiras de artesanato, hortifruti e brechós
Os dados coletados na consulta e mais as sugestões apresentadas na audiência pública, que reuniu cerca de 150 pessoas, contribuirão para elaboração do edital para contratar a empresa que administrará o espaço futuramente.