Foto: Corsan (Divulgação)
A Corsan reuniu moradores do Bairro Juscelino Kubitschek, em Santa Maria, para orientar sobre as conexões à nova rede de esgotamento sanitário, que recebeu investimento de R$ 11 milhões. As obras, concluídas no fim de 2024, implantaram 18 quilômetros de rede coletora de esgoto e 1.682 terminais de inspeção e limpeza, beneficiando cerca de 5,5 mil pessoas.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O encontro ocorreu na segunda-feira (15), na Igreja Embaixadores de Cristo, com a presença de aproximadamente 20 moradores da Vila Prado. Na ocasião, foram agendadas vistorias individuais nas residências para esclarecer dúvidas sobre o processo de ligação à rede. A maioria dos moradores já recebeu notificações da Companhia, por carta, para realizar a conexão e comunicar a Corsan.
Com a nova infraestrutura, os resíduos domésticos passam a ser destinados à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Lorenzi, o que representa avanços em saúde pública, preservação ambiental e valorização imobiliária. Entre as dúvidas apresentadas, destacou-se a situação de soleira negativa, quando o imóvel está abaixo do nível da rua. Conforme a gestora institucional da Corsan em Santa Maria, Andréia Zanini, esses casos serão analisados individualmente e os moradores devem solicitar vistoria técnica.
A reunião faz parte do programa Afluentes, que busca aproximar a Companhia da comunidade e integra as metas do Marco Legal do Saneamento, que prevê 99% de acesso à água potável e 90% de coleta e tratamento de esgoto até 2033.
Moradores que ainda desejarem solicitar vistoria ou mais informações podem entrar em contato pelos canais de atendimento da Corsan: app Corsan, Agência Virtual (cliente.corsan.com.br), telefone 0800 646 6444 ou WhatsApp (51) 99704-6644.
Leia mais