A Secretaria da Fazenda de Santa Maria tem intensificado a cobrança de débitos para valorizar quem mantém tributos em dia e para fortalecer a receita municipal. Do começo deste ano até 31 de agosto, a Coordenadoria de Cobrança da Dívida Ativa enviou 29.990 registros ao SCPC e 4.171 títulos para protesto, somando mais de R$ 38,5 milhões em dívidas de IPTU, ISS, taxas e multas.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Essas ações geram restrições significativas, como a negativação do nome em órgãos de proteção ao crédito, o que pode dificultar a obtenção de financiamentos e empréstimos. No entanto, a prefeitura oferece condições especiais para que os contribuintes regularizem sua situação: é possível obter 40% de desconto em juros e multas para pagamento à vista, ou parcelar o valor em até 60 vezes, dependendo do montante.
Quem possui débitos com a prefeitura, pode regularizar a situação pelos canais de atendimento informados abaixo. A pasta reforça que a arrecadação municipal é investida em áreas essenciais para Santa Maria, como saúde, educação, infraestrutura e segurança.
Vantagens do parcelamento
- Evitar sanções e permitir a emissão de certidões negativas de débito, documentos importantes para negócios, empréstimos e licitações
- O parcelamento impede o andamento de processos de execução fiscal, que podem gerar custos adicionais e até bloqueio de bens
- A negociação é ajustada às suas condições, facilitando a quitação dos débitos
Canais de atendimento
- Endereço: Rua Venâncio Aires, 2.277, 1º andar, Centro Administrativo Municipal (Setor de Dívida Ativa)
- Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h
- Telefone: (55) 3174-1502, opção 2
- E-mail: [email protected]
- Dúvidas frequentes podem ser esclarecidas no site da Secretaria da Fazenda
* com informações da prefeitura de Santa Maria