Em Tupanciretã, Eduardo Leite marca presença na abertura oficial da colheita da soja

Redação do Diário

Em Tupanciretã, Eduardo Leite marca presença na abertura oficial da colheita da soja
O município de Tupanciretã foi sede, na tarde desta sexta-feira (24), da 14ª Abertura Oficial da Colheita da Soja do Estado. A solenidade começou na lavoura da Agropecuária Coxilha Bonita, localizada na RSC-392, km 5. E quem marcou presença no evento foi o governador Eduardo Leite (PSDB).

Afetada pela estiagem, causada pela baixa frequência de chuvas neste ano, a soja pode ter uma safra tímida em 2023. Segundo divulgado pela Emater-RS, a perda média calculada no município devido aos efeitos da seca está em 50%, com produtividade de 1.620 quilos por hectare (kg/ha). Em um discurso focado no otimismo e resiliência, o governador ressaltou que apesar das dificuldades, a celebração da colheita é uma valorização de quem produz.

– No caso da colheita da soja, alguns poderiam perguntar o que estamos festejando. A resposta é que estamos comemorando a capacidade de trabalho e a resiliência dos produtores rurais – ressalta.

E sobre o combate a estiagem, que tem afetado diversos municípios gaúchos, Eduardo Leite afirmou que um novo plano de irrigação está em fase de finalização pelo governo.

– É um plano com boas condições de estimular os produtores a buscar esses recursos. Nossa gestão está comprometida com o setor – afirma.

Quem também falou foi o secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes. Ele afirmou que o governo é parceiro das entidades e dos produtores para a construção e a gestão de políticas públicas e programas que busquem minimizar esses efeitos, assim como na busca por superar a frustração da expectativa quanto à produtividade das lavouras.

Após a abertura da colheita, a cerimônia oficial aconteceu na Associação dos Funcionários da Cocevvil (Afuco), com as presenças dos secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo (MDB), e de Habitação e Regularização Fundiária, Fabricio Peruchin (União Brasil), e do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes (Progressistas). O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), também acompanhou o evento.

No Rio Grande do Sul, a previsão é colher 14,1 milhões de toneladas de soja, uma quebra estimada em 31% pela Emater em relação à safra 2021/2022.

*Com informações da Secretaria de Comunicação do Rio Grande do Sul

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Soldiers duela com o Spartans no Estádio dos Eucaliptos neste domingo Anterior

Soldiers duela com o Spartans no Estádio dos Eucaliptos neste domingo

Vem aí o Circuito Felice de Beach Tennis 2023 Próximo

Vem aí o Circuito Felice de Beach Tennis 2023

Geral