Entidade de psicologia do tráfego pede ao STF suspensão da renovação automática da CNH

Entidade de psicologia do tráfego pede ao STF suspensão da renovação automática da CNH

Foto: Vinicius Becker

A Associação Brasileira de Psicologia do Tráfego (Abrapsit) ingressou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para contestar a medida provisória que instituiu a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para a entidade, a norma representa risco à segurança viária e pode abrir brechas para fraudes no sistema de trânsito.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Na ação, a Abrapsit argumenta que a dispensa de exames presenciais pode permitir a renovação do documento mesmo em casos de alterações no estado de saúde do condutor, como declínio cognitivo ou outras condições potencialmente incapacitantes. A associação também aponta o risco de práticas irregulares, como a transferência indevida de multas para terceiros, o que poderia distorcer o critério de “bom condutor” adotado pela medida.

O processo foi distribuído por sorteio ao ministro Flávio Dino, que será o relator do caso. A entidade pede a concessão de uma liminar para suspender imediatamente os efeitos da medida provisória. Dino pode decidir de forma monocrática sobre o pedido de urgência ou optar por aguardar o julgamento do mérito pelo plenário do STF.

Caso não haja decisão liminar, o andamento da ação dependerá da manifestação das partes envolvidas e da inclusão do processo na pauta de julgamentos pelo presidente do Supremo, ministro Edson Fachin. Não há prazo definido para que isso ocorra.


"MP do Bom Condutor"

A medida provisória que criou a renovação automática da CNH foi assinada em janeiro pelo ministro dos Transportes, Renan Filho. Pela regra, motoristas que não tenham cometido infrações de trânsito nos últimos 12 meses podem renovar a habilitação sem a necessidade de exames presenciais e sem o pagamento de taxas. Todo o procedimento é realizado deforma digital, por meio do sistema da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Batizada pelo governo de “MP do Bom Condutor”, a iniciativa integra uma política para reduzir em até 80% o custo total do processo de habilitação. De acordo com o Ministério dos Transportes, cerca de 370 mil motoristas poderão ser beneficiados com a renovação automática da CNH.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Redação do Diário

POR

Redação do Diário

[email protected]

Entidade de psicologia do tráfego pede ao STF suspensão da renovação automática da CNH Anterior

Entidade de psicologia do tráfego pede ao STF suspensão da renovação automática da CNH

Novos valores de pedágios da RSC-287 começam a valer a partir desta quinta-feira Próximo

Novos valores de pedágios da RSC-287 começam a valer a partir desta quinta-feira

Geral