Estudantes de Santa Maria participam de evento nacional paralelo à COP30 em Belém

Estudantes de Santa Maria participam de evento nacional paralelo à COP30 em Belém

Foto: Divulgação / Marista

Até a próxima quinta-feira, estudantes da Escola Marista Santa Marta, localizada no Bairro Nova Santa Marta, participam do Observatório Marista do Clima (COPMarista), evento nacional que reunirá escolas Maristas de todo o Brasil em Belém (PA) e que ocorre simultaneamente à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas(COP30), aberta oficialmente ontem.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Os estudantes Davi da Silva Romeiro e Yasmin da Silva Naisinger, ambos do 8º ano do Ensino Fundamental, e a professora Aline Walczak estão na capital paraense para apresentarem na COPMarista o projeto “Estudantes Amigos dos Animais”,iniciativa que promove o cuidado com animais de rua e estimula a consciência ambiental e cidadã na comunidade do Bairro Nova Santa Marta. No outro lado do país, eles vão compartilhar suas experiências com outros jovens do Brasil em um espaço de integração e construção coletiva de soluções climáticas.


História

Foto: Divulgação / Marista

Criado em 2024, o projeto “Estudantes Amigos dos Animais” nasceu da inquietação de estudantes do 7º e 8º ano diante da situação de abandono e maus-tratos de animais na região. Sob a coordenação da professora Aline e da coordenadora pedagógica da escola, Dione Vinas, os jovens realizam atividades, que vão desde a construção de casinhas, comedouros e bebedouros sustentáveis até campanhas de conscientização e produção de conteúdos educativos para redes sociais.

Além de despertar o senso de responsabilidade ambiental, a iniciativa também se tornou um espaço de formação cidadã e científica, fortalecendo valores como empatia, solidariedade e compromisso coletivo. Os resultados já são visíveis: cresceu o número de castrações e adoções, e a comunidade passou a se envolver mais ativamente em ações de cuidado e respeito aos animais, de acordo com a instituição de ensino.

Em 2025, o projeto foi ampliado com novas frentes de atuação, incluindo participações em rádios comunitárias e diálogo com vereadores, o que fortaleceu ainda mais o protagonismo juvenil e o engajamento em políticas públicas de bem-estar animal.
A apresentação na COPMarista, desta a escola, reforça o papel da educação como agente de transformação social e ambiental, alinhada aos princípios do evento: cuidado integral, protagonismo juvenil e compromisso com a vida em todas as suas formas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Vitória Sarturi

Morre aos 80 anos o cantor João Chagas Leite, referência da música nativista Anterior

Morre aos 80 anos o cantor João Chagas Leite, referência da música nativista

Próximo

"Chega uma hora que o Estado tem que agir”, diz ex-delegado após moção da UFSM sobre operação policial no Rio de Janeiro

Geral