Falta de efetivo e de equipamento para Corpo de Bombeiros de Santa Maria é discutida em reunião

Falta de efetivo e de equipamento para Corpo de Bombeiros de Santa Maria é discutida em reunião

Foto: Vinícius Machado (Diário)

Em entrevista ao programa Bom Dia, Cidade, da Rádio CDN (93.5FM) desta segunda-feira (30), o vereador Adelar Vargas (MDB), o Bolinha, falou sobre a atual situação do Corpo de Bombeiros de Santa Maria. Segundo ele, a cidade não possui caminhão com escada magirus, equipamento essencial para atender incêndios e realizar resgates em prédios altos. Além disso, segundo ele, há um déficit de 56 militares no efetivo que atende a região de Santa Maria, que abrange a 40 municípios. Ele citou, ainda, um caso registrado em fevereiro, onde um incêndio na Região Oeste, onde a unidade está fechada atualmente, demorou mais de uma hora para o atendimento porque o caminhão usado pela unidade do Centro estava atendendo outras demandas, e o apoio teve que partir de Camobi.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Diante da situação, a Câmara de Vereadores criou uma Comissão Especial para tratar do assunto e duas reuniões foram agendadas para esta segunda-feira (30). A primeira, teve início às 10h, na Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria (Cacism) para discutir a compra de um novo caminhão com escada magirus, que pode ser viabilizado com recursos de R$ 1,8 milhão do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Furebon). Mais tarde, às 15h, o tema será tratado em novo encontro, desta vez com o prefeito Rodrigo Decimo (PSDB) e com o coronel José Carlos Sallet de Almeida e Silva, comandante do 4º Batalhão de Bombeiro Militar (4º BBM).

Além de Bolinha, a comissão é constituída pelos vereadores João Ricardo Baptista Vargas (PL), o Coronel Vargas, e Tony Oliveira (Podemos).

— É uma situação muito preocupante. Nós precisamos melhorar esses atendimentos, ter mais pessoas para ajudar em uma pronta resposta para a cidade, mais militares atuando não só em Santa Maria, mas na região. Também tem a questão do caminhão de bombeiros com a escada magirus, é de fundamental importância para uma cidade como Santa Maria. Nós não podemos mais colapsar com alguns relapsos, como, por exemplo, no caso da Boate Kiss. Temos que ter ponta atuação nesses momentos envolvendo incêndios e sinistros, a nossa cidade tem que estar preparada para esses eventos — diz Bolinha.

Ainda segundo o vereador, a comissão deve debater o assunto com deputados de Santa Maria e levar a demanda até Porto Alegre na próxima semana. 

— Hoje em dia, cidades como Caxias, Pelotas tem muitos deputados estaduais e federais que compactuam com a questão de levar mais efetivos para os bombeiros. Então, por que Santa Maria não? — argumenta.

Atualmente, o 4º BBM tem sede em Santa Maria e atende 40 municípios da Região Central do Estado. Em Santa Maria, existem três postos: no Centro, localizado na Rua Coronel Niederauer, em Camobi, na Faixa Nova, e no Pinheiro Machado. Contudo, só as unidades do Centro e de Camobi estão em funcionamento.  


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Chega ao fim paralisação parcial de ônibus em Santa Maria; sindicato não descarta novos protestos Anterior

Chega ao fim paralisação parcial de ônibus em Santa Maria; sindicato não descarta novos protestos

Coordenador da Defesa Civil de Dona Francisca diz que nível do Rio Jacuí baixou e risco de inundação é afastado, por enquanto Próximo

Coordenador da Defesa Civil de Dona Francisca diz que nível do Rio Jacuí baixou e risco de inundação é afastado, por enquanto

Geral