Franquias do Sul 2025 movimenta novo ecossistema de negócios em Santa Maria

Mateus Rossato

Franquias do Sul 2025 movimenta novo ecossistema de negócios em Santa Maria

Foto: Felipe Schurich (Diário/Persona)


No sábado, 27 de setembro, Santa Maria sediou a segunda edição do Franquias do Sul, evento realizado na sede do Grupo Diário, com entrada solidária mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível. Das 14h às 19h, mais de 20 franqueadoras de diversos segmentos se reuniram para fomentar o empreendedorismo local e regional.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Com foco em networking, troca de experiências e apresentação de modelos escaláveis de franquia, o evento criou um espaço de diálogo entre empreendedores aspirantes, investidores e franqueadores consolidados. Um dos destaques da programação foi a palestra “Do Sonho ao Negócio: Franquia é o Caminho Seguro?”, ministrada pela consultora Renata Zugno, da Mutuals Franquias, que abordou diretrizes práticas e tendências do mercado.


A iniciativa é idealizada pelo sócio-diretor da Químea Inteligência Ambietal Marçal Paim da Rocha, junto com o Grupo Diário, e contou com apoio estratégico do Sebrae RS e do Banrisul. 


Público e impacto
A adesão superou as expectativas. Além do público local, o evento atraiu interessados de municípios vizinhos, gerando intensa movimentação no setor de negócios da cidade. Muitos empreendedores manifestaram interesse em transformar seus negócios em franquias ou expandir suas operações para outras regiões. Durante a feira, foram oferecidas oportunidades diretas de negócio, parcerias e mentorias. Diversas empresas apresentaram seus cases, esclareceram dúvidas técnicas e prospectaram investidores. 


Depoimentos dos participantes

Mabel Henn, proprietária da Love Pet Lavanderia:
“Queremos apresentar esse modelo exclusivo de lavanderia pet em Santa Maria e região. Participar de um evento como este é muito bacana, pois nos conecta com muitas pessoas e abre caminho para expandirmos os negócios. As pessoas se surpreendem com a proposta, mas sim, lavamos todos os itens dos bichinhos com produtos que não agridem a saúde animal.”

Laura Adaime Pinto, da Uau Legal Presentes Criativos:
“É a nossa primeira participação na feira e, para nós, representa um marco, já que estamos lançando a marca como uma possível franqueadora. Temos 14 anos de atuação em Santa Maria e a experiência está sendo muito positiva: reencontramos clientes que já conhecem a loja e também despertamos o interesse de novos investidores. Além disso, é enriquecedor trocar ideias com quem já tem experiência no mercado de franquias.”

 
Aline Buffon, coordenadora de expansão do Kumon:
“Estamos aqui com nosso estande conversando com pessoas interessadas em implantar o método Kumon e levar nossa proposta para mais crianças em todo o Brasil. Hoje já contamos com mais de 1.500 unidades no país e seguimos expandindo. Em Santa Maria, temos oportunidades de crescimento e convidamos todos a conhecerem melhor a franquia.”

 
Maiko Palhiarini, sócio-proprietário da marca Espetiño:
“Essa é a segunda edição da feira e ela cumpre um papel fundamental: ajudar quem tem interesse em franquias a esclarecer dúvidas. O mercado é amplo e eventos como este aproximam as pessoas das marcas, sem que precisem se deslocar para grandes centros. É uma chance de entender melhor como funciona o franchising e avaliar se faz sentido empreender nesse modelo.”

 
Evandro Couto, gestor de expansão da Dental Arte:
“Somos uma rede de Porto Alegre com mais de 23 anos de história e acreditamos muito no potencial de crescimento no interior do Estado. A feira nos permite não apenas apresentar a marca a empresários e empreendedores, mas também trocar experiências com outras franqueadoras e possíveis parceiros. Nossa expectativa é que o evento contribua para expandirmos e prestarmos um serviço cada vez melhor aos nossos franqueados.”

 
Pedro Sturmer, diretor da JustBurn Club:
“Somos o primeiro wellness club boutique do Brasil e estamos muito contentes em participar. É inspirador ver tantas pessoas e franqueadores engajados, buscando o mesmo objetivo de expansão e sucesso. Para nós, essa colaboração é muito valiosa.”

 
Jackson Almeida da Silva, fundador do Churras in Box:
“Somos de Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre, e este é nosso primeiro evento fora da região. Viemos para criar conexões e avaliar a interiorização do nosso negócio. Acreditamos que no interior há uma atratividade maior para nosso formato de fast food de churrasco, com menos concorrência direta do que nos grandes centros.”

 
Rodrigo Ferotti Milani, da Papas Hot Dog:
“O evento é enxuto, mas muito qualificado. Acredito que o pós-feira será muito produtivo, com a geração de leads de qualidade. Estamos há 13 anos no mercado, com duas lojas próprias em Carlos Barbosa e Garibaldi, e a primeira franquia em Farroupilha. Para nós, a feira é estratégica para ampliar nossa presença na região.”

 
Eduardo Martins, diretor da VidaCard Franchise:

“Este é o segundo ano que participamos do Franquias do Sul, e para nós é muito importante estar aqui, já que a VidaCard nasceu em Santa Maria. Nada mais natural do que apoiar eventos que fomentem o empreendedorismo e as franquias locais. Estamos muito felizes e agradecemos o convite. Aproveito para convidar todos a conhecerem de perto as franquias presentes e o potencial do empreendedorismo da nossa região.”

 
Estevan Aguiar, da Usina de Massas:
“A Usina de Massas é uma marca de Porto Alegre com 23 anos de atuação, especializada em massas e molhos. Já estamos presentes em Santa Maria há mais de dois anos e participamos do evento no ano passado, o que foi muito importante para aproximar a marca da população. Voltamos este ano com o mesmo objetivo: fortalecer essa conexão com os empreendedores locais e, quem sabe, gerar novos negócios. Estamos avaliando a possibilidade de abrir uma segunda loja na cidade, já que vemos potencial para expandir ainda mais nossa presença.”

 
Thiago Gomes, do Grupo Press:

“A Feira de Franquias do Sul é uma excelente oportunidade para mostrarmos um pouco do nosso produto e da nossa marca. Muitas pessoas que visitam Porto Alegre já são nossos clientes e conhecem nossas casas, e agora estamos trazendo essa experiência também para Santa Maria. É uma alegria participar, conversar, rever amigos e, ainda, voltar à minha terra natal. É um misto de sentimentos muito especiais poder estar aqui.”

 
Fabiele Vargas, fundadora do Mrkt Mac and Cheese:

“Viemos para a feira com o propósito de trazer nossa marca mais para o interior. Apesar de termos origem gaúcha, com sede em Porto Alegre e já 25 operações em funcionamento, hoje temos mais unidades fora do Rio Grande do Sul do que dentro dele. Por isso, participar de um evento como este em Santa Maria é muito interessante para nós. Até o momento a experiência tem sido muito positiva: já conversamos com possíveis franqueados e seguimos com bastante expectativa para o restante do dia.”

 
Gabriel Antônio, da Japesca:
“Estamos muito felizes em participar este ano da Feira de Franquias do Sul, em Santa Maria. Já tivemos uma loja na cidade em outra época e agora queremos voltar, participar e nos aproximar do público local. É uma oportunidade de aprender, conhecer pessoas, trocar experiências e se relacionar em meio a tantos negócios. Para nós, é muito importante estar aqui.”

 
Thelma Ré, da empresa Futura:
“Estamos muito felizes em participar pela segunda vez dessa feira, que está crescendo e atraindo pessoas de outras regiões. É uma grande oportunidade para Santa Maria, especialmente para quem ainda está em dúvida sobre empreender através de franquias. Além disso, é um espaço para conhecer novos negócios, fazer conexões e se inspirar. A feira está muito bonita, e ficamos muito gratos por fazer parte desse momento.”

 
Janice Villanova, da Risotto Gourmet in Box:
“É a segunda edição, mas é o primeiro ano que nós estamos participando. E nós viemos com uma expectativa muito grande na questão de mostrar um pouquinho do nosso modelo de negócio e principalmente do modelo que está sendo o nosso bebê hoje, nosso carro-chefe, que é o modelo Store to Store, que a gente traz com um diferencial onde nós conseguimos integrar o nosso produto e a especialidade que a gente traz, a qualidade do Risotto Gourmet no Box, integrar a um estabelecimento já existente. Então o nosso foco hoje aqui na Franquias do Sul nesse evento é não só expor a nossa marca e dar o nosso passo inicial no franchising, mas também trazer esse modelo novo de negócio.”

 
Patrick Rodrigues de Souza, da PRS Monitoramento:

"Hoje, estar presente no evento que o Diário está proporcionando a gente aqui, que é a Franquias do Sul, é magnífico, porque o empreendedor, de fato, ele acaba vivendo um tanque. Isolado. Imagina um empreendedor que quer motivar outros empreendedores a ter o seu negócio. A gente diminui mais ainda esse leque. Então a importância de a gente estar, conviver com pessoas que estão nesse mesmo barco". 

 
Zenaide Zamberlan, da Boutique dos Aromas
"Viemos de Panambi com a empresa Boutique de Aromas. Nós somos franqueadores há 5 anos, e temos a nossa marca há 18 anos, com indústria própria. Estamos aqui participando do evento através da ABF nas franquias da região sul e viemos à Santa Maria com o objetivo de encontrar um novo franqueado para a Santa Maria e região.”


Christian Menezes, Avacon Condomínios
"Entendemos que o grande propósito da feira é mostrar para a comunidade local o potencial que Santa Maria no ramo. Hoje temos marcas nacionais participando, marcas inclusive internacionais que estão aqui hoje. O intuito é isso, mostrar o potencial de Santa Maria e a Avacon fica feliz em contribuir com isso".

 
Marçal Paim da Rocha, da Químea:
“Esse evento que está acontecendo é muito importante para Santa Maria e região. Está cada vez mais colocando Santa Maria na rota do franchising brasileiro. São 21 marcas estão aqui expondo, marcas que são franqueadoras, muitas delas, com atuação nacional e até internacional, todas com ligação com o Rio Grande do Sul e com o Sul do Brasil. O evento está maior do que o ano passado e num ano que está tendo tanto desafio como a gente está tendo, um evento como esse, mostrando a força do franchising no interior do Rio Grande do Sul, é muito importante". 


Leia mais:



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Arcebispo de Santa Maria encontra o Papa Leão 14 no Vaticano Anterior

Arcebispo de Santa Maria encontra o Papa Leão 14 no Vaticano

Descubra UFSM supera expectativas, termina com 280 escolas inscritas e público de quase 10 mil pessoas por dia em Santa Maria Próximo

Descubra UFSM supera expectativas, termina com 280 escolas inscritas e público de quase 10 mil pessoas por dia em Santa Maria

Geral