Foto: Rian Lacerda (Diário)
Frio, filas e dificuldade para acesso a medicamentos. Esse foi o cenário encontrado na manhã desta segunda-feira (24), na Farmácia Municipal Central, localizada na Rua André Marques, em Santa Maria. Antes mesmo das 6h, já havia dezenas de pessoas aguardando na fila. A temperatura no início da manhã era de 7ºC.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o acúmulo de pessoas é reflexo do ponto facultativo da última semana, em razão do feriado de Corpus Christi, e das fortes chuvas que afetaram a Região Central, reduzindo o movimento em dias anteriores.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A aposentada Augusta Joana Squarciri, que completa 78 anos nesta segunda-feira, foi ao local para buscar insulina. Ela relata que essa não é a primeira vez que enfrenta longas horas de espera para conseguir a medicação.
– Na quarta-feira passada, eu enfrentei mais de duas horas de fila para pegar uma medicação. Tem que esperar, não adianta. Eles dizem que tem que ter paciência. Mas a paciência também se esgota, porque é pleno inverno, as pessoas são idosas… Eu tô com 78 anos, e hoje é meu aniversário. A gente fica aqui mais de hora na fila pra poder pegar remédio – afirma a aposentada.
Outro paciente que também aguardava atendimento era o microempreendedor Pai Diti, 54 anos, que depende de insulina e vai à farmácia com frequência. Para ele, a situação já virou rotina:
– Bastante fila sempre. Com chuva ou sem chuva, tem muita gente aqui. É complicado, principalmente para os mais idosos. Acho que deveria ter algum abrigo, ou manter as portas abertas para as pessoas ficarem dentro em dias de chuva – sugere ele.
O que diz a prefeitura
O secretário municipal da Saúde, Guilherme Ribas, afirma que o aumento da procura nesta segunda-feira foi ocasionado pelo acúmulo de demanda após o feriado prolongado e pelas chuvas da última semana:
– Tivemos feriado e ponto facultativo na quinta e sexta-feira da semana passada. Além disso, as fortes chuvas fizeram com que as pessoas não buscassem os medicamentos nos últimos dias. Com o tempo mais seco e a temperatura baixa, a procura aumentou significativamente nas farmácias municipais e distritais de Santa Maria – explica Ribas.
Veja em Vídeo:
Medidas para amenizar o problema
Como alternativa para diminuir as filas e facilitar o acesso, desde o dia 8 de maio, a prefeitura ampliou os pontos de retirada de insulina e materiais para controle de diabetes. Além da Farmácia Central, também é possível buscar os medicamentos nas seguintes unidades:
- Farmácia Distrital Ruben Noal, no Bairro Tancredo Neves
- Farmácia Distrital Wilson Paulo Noal, no Bairro Camobi
Para a retirada de insulina, é necessário apresentar receita médica atualizada e levar isopor ou caixa térmica com gelo.
Documentos necessários para retirar o glicosímetro:
- Atestado médico ou laudo com CID, informando o tipo de diabetes (DM1, DM2 ou gestacional), solicitando o glicosímetro e a quantidade de aferições diárias
- Receita médica com o tipo de insulina, doses e horários de uso (exceto para diabetes gestacional)
- Cópia da carteira de identidade ou certidão de nascimento
- Cópia do cartão SUS
- Comprovante de residência em Santa Maria (conta de água, luz, título de eleitor ou declaração de residência de terceiros)