Governo do Estado entrega 128 escrituras de imóveis da Cohab a famílias de Santa Maria

Com informações de Secretaria de Comunicação do Estado do RS

Governo do Estado entrega 128 escrituras de imóveis da Cohab a famílias de Santa Maria

Foto: Samuel Marques/PMSM

Entrega das escrituras ocorreu no LabCriativo da Vila Belga

O governo do Estado realizou no sábado (31) a entrega de escrituras de imóveis adquiridos da extinta Companhia de Habitação Popular (Cohab) para moradores de Santa Maria. Na município, 128 famílias foram contempladas. A ação faz parte dos mutirões do Projeto Terra: Eu Sou Cohab.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A entrega ocorreu pela manhã, no auditório do LabCriativo, e beneficiou moradores dos conjuntos Fernando Ferrari, Tancredo Neves, Santa Marta e Vila Kennedy. O projeto busca regularizar mais de 2 mil imóveis adquiridos por meio da Cohab RS no município.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab) e ocorre em parceria com o Tribunal de Justiça do RS, Ministério Público do RS, Procuradoria-Geral do Estado, Defensoria Pública do RS, Comando Militar do Sul, Colégio Notarial do RS, Colégio Registral do RS e Instituto de Registro Imobiliário do RS. Ao todo, a previsão é entregar 1.274 escrituras em nove municípios até o fim de fevereiro.

O secretário estadual de Habitação e Regularização Fundiária, Carlos Gomes, destacou o papel das instituições envolvidas na força-tarefa e o impacto social da regularização.

— A regularização fundiária é, acima de tudo, uma política de justiça social. O Estado tem o dever de sanar essas pendências da extinta Cohab, e a agilidade que alcançamos aqui é fruto de uma parceria fundamental com a prefeitura e o Judiciário para fazer o documento chegar à mão do cidadão — afirmou.

Ele também ressaltou que a gratuidade de taxas foi decisiva para viabilizar o processo.

— Essa parceria permitiu não só a realização dos mutirões, que demandaram uma logística bastante ampla, como também garantiu a gratuidade das tarifas cartoriais e de registro dos imóveis — destacou.

A prefeitura de Santa Maria participou da ação com a isenção do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), reduzindo o custo para as famílias beneficiadas.

O prefeito Rodrigo Decimo ressaltou o significado da entrega dos documentos.

— Hoje é um dia muito especial para Santa Maria. Uma parceria conjunta com a Prefeitura de Santa Maria com o Governo do Estado mostra o papel fundamental para que esse momento se tornasse realidade, articulando parcerias e trabalhando para garantir dignidade e segurança jurídica a famílias que esperaram muito tempo pela escritura da sua casa. Esse documento não é apenas um papel, é pertencimento, valorização do imóvel e tranquilidade para o futuro — afirmou.

Após o mutirão, a prefeitura mantém atendimento para dar sequência à regularização de outros imóveis da Cohab. O serviço ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, nos guichês da Secretaria de Resiliência Climática e Relações Comunitárias, no térreo do Centro Administrativo Municipal, na Rua Venâncio Aires, 2.277.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sistema Pare e Siga retorna à BR-158 entre Santa Maria e Itaara nesta segunda-feira Anterior

Sistema Pare e Siga retorna à BR-158 entre Santa Maria e Itaara nesta segunda-feira

Mesmo com 33°C de máxima, segunda-feira deve ser dia mais Próximo

Mesmo com 33°C de máxima, segunda-feira deve ser dia mais "agradável" da semana em Santa Maria

Geral