Março será de despedida para o médico veterinário Osíris de Vargas Braga, 69 anos.
Depois de 16 anos à frente da Associação dos Moradores do Conjunto Residencial Padre Caetano, no bairro Patronato, Osíris deixará a presidência, com um nó na garganta, por decisão própria. Ele quer dar oportunidade para outros seguirem o trabalho comunitário.
Leia outras notícias do Diário nos Bairros
Durante esse tempo de liderança, ele circulou pelas ruas para encontrar buracos, lâmpadas queimadas e outros problemas, os quais eram levados para o poder público resolver. Também providenciou soluções: placas com a identificação das ruas (todas com nome de flores), dois abrigos para paradas de ônibus e placas com mapa na extremidade do resi-dencial.
Nesses anos todos, não se preocupou apenas com os moradores. Pensando nos vi-sitantes, mandou confeccionar cartões com a localização das vias e os horários do transporte coletivo. Quando alguém está perdido pelo residencial, ele logo entrega o material.
Osíris gosta de manter todos bem informados. Produz o Caetaninho, publicação local de quatro páginas com notícias e utilidades públicas. O informativo chegará à 80ª edição no próximo lançamento.
A rotina dele como presidente é esquematizada: toda segunda-feira à noite, por exemplo, percorre de carro às ruas do residencial para verificar se há lâmpadas apagadas.
Sempre gostei de ajudar, nunca fui individualista. A minha grande felicidade é fazer a
felicidade dos outros diz.
Nos órgãos públicos, é bem conhecido devido às demandas levadas para solução. Osíris já recebeu convite para filiação em partido político. Mas não quer saber disso.
Minha política é a da boa vizinhança resume ele.
Engana-se quem pensa que Osíris vai se aposentar das ações em prol da coletividade. Depois da saída da presidência, pretende ativar a Associação dos Rosarienses, a qual reúne pessoas que, como ele, nasceram em Rosário do Sul e moram em Santa Maria.