Hidrômetros na mira: veja como se proteger e o que fazer em função dos furtos recorrentes em Santa Maria

Hidrômetros na mira: veja como se proteger e o que fazer em função dos furtos recorrentes em Santa Maria

Foto: Jâneo Manoel (Arquivo Pessoal)

O furto de hidrômetros tem tirado o sossego de moradores em bairros como Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora de Lourdes, em Santa Maria. Segundo o morador da Avenida Nossa Senhora das Dores, Jâneo Manoel, 35 anos, a situação está se tornando insustentável: além do prejuízo financeiro, os furtos causam vazamentos, transtornos burocráticos e aumentam a sensação de insegurança.


Procurada, a Corsan orienta que a primeira medida a ser tomada pelas vítimas é o registro de um boletim de ocorrência na Polícia Civil.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


O relato de um morador

De acordo com Jâneo Manoel, a cena de hidrômetros arrancados de residências e comércios tem se tornado comum na região.


– Se a gente circular pelo bairro, vai ouvir vários relatos de pessoas que tiveram o aparelho praticamente arrancado. Não se sabe porquê, talvez seja porque haja algum tipo de material que é vendido a troco de alguma coisa – relata Jâneo.


Além do custo de reposição, o furto causa transtornos imediatos. A água é cortada e, muitas vezes, um vazamento se inicia, exigindo que o morador tome providências para comprovar o crime junto à companhia de água.


– Ficamos à mercê de estimativas e cobranças erradas. O que eu sinto como morador é um descuido enorme pela segurança do bairro. É uma sensação de invasão – desabafa.


O morador finaliza com um apelo às autoridades por mais fiscalização:


– Essa situação está insustentável e recorrente.


O que diz a Corsan

Em nota, a Corsan esclareceu os procedimentos que devem ser adotados pelos clientes em casos de furto de hidrômetros. Segundo a companhia, o primeiro passo é registrar um boletim de ocorrência (BO) na Delegacia de Polícia Civil ou através da Delegacia Online.


Com o boletim em mãos, o cliente deve entrar em contato com a Corsan para solicitar a reposição do equipamento. A empresa informa que o prazo para a reinstalação é de 24 horas. O registro do BO é fundamental, pois, segundo a Corsan, ele evita a cobrança da multa por retirada, violação ou uso indevido do aparelho.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Corsan orienta moradores sobre conexão à nova rede de esgoto no Bairro Juscelino Kubitschek Anterior

Corsan orienta moradores sobre conexão à nova rede de esgoto no Bairro Juscelino Kubitschek

STJ valida o Próximo

STJ valida o "nervosismo" de uma pessoa como razão para abordagem e busca policial

Geral