Representações de organizações militares do Exército e da Força Aérea Brasileira participaram, nesta sexta-feira, em Santa Maria, da cerimônia que comemorou o Dia do Soldado.
Para marcar a data, foi feita a entrega de diplomas e medalhas para civis e militares. Um dos momentos mais marcantes foi a entrega da Medalha da Vitória ao ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB) José João Pereira, que participou da 2ª Guerra Mundial. O "pracinha", de 102 anos, fez questão de enfrentar o calor e o vento norte para participar da solenidade, realizada nas instalações do 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado Regimento Mallet.

Morre, aos 76 anos, Jussara Uglione, avó de Bernardo Boldrini
– É sempre uma emoção muito grande. Muitas lembranças vêm à mente em cerimônias como esta – comentou o ex-combatente.
A solenidade contou, também, com a participação de dois oficiais do Exército Argentino, o general Guillermo Ángel Tabernero, comandante da 1ª División de Ejercito, e o general Juan Antonio Zamora, comandante da 12ª Brigada de Monte. As organizações militares argentinas participam de operações conjuntas com a 3ª Divisão de Exército, de Santa Maria. O general Tabernero foi um dos homenageados no evento, recebendo a Medalha do Pacificador.
Lar de Mirian promoverá feijoada solidária nesse domingo
Durante o Dia do Soldado, foram entregues, também, o diploma de Colaborador Emérito do Exército, para personalidades e instituições civis; a Medalha do Exército Brasileiro, Medalha do Pacificador, Medalha Militar de Ouro, Medalha Osório e Medalha Marechal Trompowski. Logo após, ocorreu o desfile militar, com representações de unidades da 3ª Divisão de Exército e da Ala 4 (nova nomenclatura da Base Aérea de Santa Maria).
A DATA
Durante o mês de agosto, a 3ª DE promoveu diversos eventos comemorativos ao Dia do Soldado, com a realização de uma exposição de material e de viaturas, prestação de serviços comunitários, apresentações de bandas de músicas militares, caminhada, passeio ciclístico, celebrações religiosas e a corrida Duque de Caxias.
O data tem por objetivo reconhecer o trabalho desenvolvido pelos militares e homenagear o marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, que é o patrono do Exército Brasileiro, em referência ao dia do seu nascimento, em 1803.