Foto: Vinicius Becker
No dia 1º de setembro deste ano, o governador Eduardo Leite (PSD) esteve em Santa Maria para anunciar o início da construção de novas pontes sobre o Arroio Grande, no município, e sobre o Arroio Barriga, entre Novo Cabrais e Paraíso do Sul. Na época, a previsão era de que os trabalhos começassem ainda naquela semana. No entanto, quase um mês depois, moradores da região afirmam que não houve avanço visível nas obras, o que tem gerado críticas e cobranças por parte de lideranças locais.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Em entrevista ao Bom Dia, Cidade! nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) lamentou a falta de resultados concretos e pediu mais clareza por parte do governo do Estado.
– A comunidade da Região Centro não pode continuar achando que isso é normal. Nós estamos sendo feitos de bobos nesse último período pelo governo. A nossa parte estamos cumprido, com reuniões e discussões – afirmou.
Interlocutor do governo Leite na região, o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel (MDB), sustenta que os trabalhos foram iniciados, ainda que em fases preparatórias, pouco perceptíveis para a população.
– A concessionária diz que os processos já começaram e que as obras serão entregues dentro dos prazos pactuados com o Estado. O conceito de início de obra envolve etapas como topografia, supressão de vegetação e construção de acessos laterais – explicou.
Uma nova reunião entre prefeitos da região, lideranças locais e o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, está marcada para a próxima semana em Porto Alegre. A expectativa é de que sejam apresentados detalhes sobre o cronograma e esclarecidas as etapas seguintes das obras.
A reportagem também entrou em contato com o secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, responsável por acompanhar parte dos projetos, mas ele preferiu não se manifestar neste momento.
Investimento e prazos
O governo do Estado projeta investimento superior a R$ 60 milhões na ponte sobre o Arroio Grande. A previsão é de que as duas estruturas — Arroio Grande e Arroio Barriga — sejam concluídas até fevereiro de 2026, já com quatro pistas liberadas ao tráfego.