Começaram às 14h30min deste domingo as provas para o concurso do magistério de Santa Maria. Por volta das 13h30min, os candidatos aguardavam no portão em frente ao Colégio Estadual Manoel Ribas, um dos locais de provas. Além do Maneco, o colégio Coronel Pilar também recebe candidatos que terão das 14h30min às 17h30min para realizar as questões. Os candidatos devem permanecer pelo menos uma hora nas salas de provas e não é possível levar o caderno de questões para casa.
Justiça libera concurso do magistério de Santa Maria, que terá edital publicado nesta sexta-feira
O índice de abstenção chegou a 22,32%, foram 881 candidatos ausentes. Os gabaritos estarão disponíveis no site da banca entre às 13h e às 18h de segunda-feira. O resultado com os aprovados será divulgado até o dia 5 de setembro, mas é possível que seja anunciado na próxima semana.
Além das estabilidade, os aprovados no concurso terão contrato de 20 horas semanais, com salários podendo chegar a R$ 1,7 mil .
A dona de casa Janaína Nascimento da Silva Mânica, 29 anos, mesmo formada em pedagogia, atualmente não está exercendo a atividade e o concurso surgiu como uma oportunidade de trabalho. A candidata conta que já vinha se preparando para a prova e já havia participado de concursos anteriores. A expectativa é por uma prova mais objetiva, mas não tão fácil.
_ Como tem muita gente inscrita, não é bom que a prova esteja tão fácil. Eu estudei, fiz outras provas, estou confiante _ afirma a candidata.
No total, são 3.946 inscritos, que concorrem a uma das 112 vagas. A merendeira Leontina Brutti, 48 anos, fez a prova pela manhã para Ensino Fundamental (Anos Finais) e considerou a prova acessível e a expectativa é que a prova de logo mais siga o mesmo padrão:
_ Não era uma prova facílima, mas foi bem tranquila para fazer. O mais difícil mesmo foi informática. Espero que agora a tarde a prova seja do mesmo jeito.
"