Foto: PMSM (Divulgação)
Iniciativa contribui para a despoluição visual e evita tanto o acúmulo de lixo eletrônico nos postes quanto a queda de fios sobressalentes
O trabalho que tem como objetivo retirar os fios em desuso dos postes de Santa Maria recolheu, na terça (8) e quarta-feira (9), aproximadamente 650 kg de cabos ao longo da Avenida Presidente Vargas, entre a Avenida Borges de Medeiros e Rua Serafim Valandro.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
As frentes de trabalho foram compostas por técnicos de telecomunicações das provedoras que compartilham o uso dos postes. O material recolhido é encaminhado para reciclagem, onde é pesado e recebe o descarte adequado. A força-tarefa retomou os mutirões, neste ano, na terça, e tem cronograma com ações previstas até dezembro.
Segundo a prefeitura, considerando a ação realizada em 24 e 25 de junho, o total de fios recolhidos em 2025 já se aproxima de 1,1 tonelada. Desde o início do mutirão, em 2022, a força-tarefa já retirou aproximadamente 8 toneladas de fiação em desuso até o final de 2024, mostrando o impacto contínuo da iniciativa.
Durante a execução, os técnicos não apenas recolhem os fios em desuso, mas também realizam o alinhamento dos cabos mal posicionados. As intervenções focam nos trechos que são a espinha dorsal da rede de telecomunicações de Santa Maria, áreas com alta densidade de cabeamento e maior volume de reclamações da população.
O mutirão é uma iniciativa coordenada pela prefeitura, por meio da Secretaria de Governança, e conta com o apoio das secretarias de Segurança e Ordem Pública, de Meio Ambiente, de Serviços Públicos, de Infraestrutura e Mobilidade e Procuradoria-Geral do Município. A iniciativa é acompanhada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS). As próximas etapas do mutirão ocorrerão em 15 e 16 de julho, continuando na Avenida Presidente Vargas, no trecho entre as ruas Serafim Valandro e Acampamento.