Foto: Divulgação
Santa Maria ganhou um novo espaço dedicado ao acolhimento de vítimas e familiares de crimes e atos infracionais nesta quinta-feira (27). A Central de Atendimento “Bem-me-quer” foi inaugurada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) na Promotoria de Justiça do município, com o objetivo de fortalecer os direitos das vítimas, oferecendo suporte emocional, informação e orientação jurídica.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A iniciativa visa proporcionar meios eficazes para a participação no processo penal e a reparação dos danos sofridos. Durante a cerimônia de inauguração, o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, destacou a importância de um olhar mais abrangente para o acolhimento das vítimas.
– A sociedade local tem de entender que acolher a vítima é fundamental. Quanto mais abrangentes nós formos, mais estaremos cumprindo o nosso propósito – afirmou Saltz.
A promotora de Justiça Alessandra Moura Bastian da Cunha, idealizadora das centrais de atendimento, também celebrou a expansão do projeto para Santa Maria, ressaltando a necessidade de colocar a vítima no centro do processo judicial.
– Fazer com que a vítima seja aquilo que ela sempre deveria ter sido, a protagonista do processo – afirmou.
O espaço “Bem-me-quer” será conduzido pela promotora Giani Pohlmann Saad, que enfatizou a importância da união entre diferentes instituições para garantir um atendimento efetivo.
– Sabemos que o trabalho de atendimento de vítimas tem de ser feito coletivamente. Por isso vocês estão aqui hoje. E é isso que se busca atender, resgatar a crença de que terá uma instituição apoiando sua jornada de seguir em frente – declarou.
O projeto “Bem-me-quer” já conta com outras sete unidades no Rio Grande do Sul, localizadas em Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, Lajeado e Uruguaiana. As próximas inaugurações estão previstas para Passo Fundo e Santo Ângelo, ampliando ainda mais a rede de acolhimento no estado.