Moradores de estrada em Santa Maria relatam prejuízos após obra da prefeitura

Moradores de estrada em Santa Maria relatam prejuízos após obra da prefeitura

Foto: Rian Lacerda (Diário)

Moradores da Estrada Daniel Rizzi, no Bairro Camobi, em Santa Maria, relatam transtornos causados por uma obra de drenagem realizada pela prefeitura na última semana. Segundo a comunidade, a intervenção, que deveria solucionar um problema de escoamento, piorou a situação, causando alagamentos que já teriam resultado em acidentes e danos materiais. A prefeitura, por sua vez, afirma que a obra é complexa, foi solicitada pelos próprios moradores e contesta as informações sobre os incidentes.


O local alagado pelas últimas chuvas fica próximo da área conhecida como Cidade dos Meninos (antigo Hotel Fazenda Pampas), acessando via Rua Angelim Bortoluzi.


📲 Fale com a CDN


A visão dos moradores

Foto: Rian Lacerda (Diário)

O agricultor Gilberto Rigon Rosa, 47 anos, afirma que o problema começou após a instalação de canos de drenagem sobre a superfície da via, sem a escavação de uma vala adequada.


– O problema é que faz anos já que está assim, mas, nesse trecho, nunca teve alagamento desse jeito sem chuvas abundantes. A prefeitura veio e colocou esses canos sobre a superfície da estrada e, daí, não escoou a água. Nunca aconteceu isso antes – detalha Rosa.


A agricultora Sandra Rosa, que vive há mais de 40 anos na localidade, relata que os transtornos já causaram acidentes e prejuízos. Segundo ela, uma criança precisou levar três pontos no joelho após cair de bicicleta em um buraco escondido pela água.

– Ele foi passar por aqui de bicicleta e, como não dá para ver os buracos, caiu nessas pedras aqui – afirma Sandra.


Ela também relata o caso de outra moradora que teve o motor do carro danificado ao tentar atravessar o trecho alagado.

– Ela foi passar por dentro dessa água e acabou fundindo o motor do carro dela. Teve que pedir socorro. Muita gente usa essa via para trabalhar, para levar os filhos para a escola, e não tem acesso – conclui a agricultora, que pede que a prefeitura refaça o serviço, instalando os canos no nível correto da estrada.

Foto: Rian Lacerda (Diário)

O que diz a prefeitura

Em nota, a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade informou que a construção do bueiro no local foi uma solicitação dos próprios moradores para resolver um problema de alagamento que surgiu após uma alteração no fluxo natural das águas. A prefeitura explica que o serviço é complexo, pois exige o aterramento da via para criar o desnível necessário para o escoamento, e que a obra enfrenta um obstáculo: a não autorização de um proprietário de imóvel para a reconstrução de um canal de drenagem em sua propriedade.


O Poder Público também contestou as informações sobre os incidentes. Sobre o veículo danificado, a nota afirma que a informação é "improcedente" e que, segundo relatos de outros moradores, o motor do referido veículo "já está com o motor fundido há quase 30 dias ou mais". Em relação ao acidente com a criança, a secretaria informou que o fato "não é de conhecimento da equipe que trabalha na obra, nem dos moradores e nem mesmo da Secretaria de Infraestrutura".


A prefeitura estabeleceu a última semana de agosto como o prazo para a conclusão dos serviços na via.




Nota oficial na íntegra

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, explica que a referida obra está sendo realizada por solicitação dos moradores da Estrada Daniel Rizzi, entre a Estrada Angelin Bortoluzzi e o Arroio Vacacaí Mirim.

Os trabalhos ocorrem a fim de resolver um problema de alagamento que surgiu após alteração no fluxo natural das águas. Havia um fluxo natural das águas no ponto que está sendo construído o referido bueiro. As águas convergem de Norte para Sul neste ponto. Porém, ao Sul não possui mais o caimento natural necessário para deslocamento natural das águas.

O bueiro está sendo executado a partir do nível da via, sendo necessário o aterramento nos dois lados do bueiro para que não tenha uma elevação acentuada e haja o desnível necessário para o deslocamento das águas pluviais.

Importante ressaltar que toda a execução dos serviços é realizada pela falta de desnível necessário ao deslocamento das águas pluviais e pela não autorização de um proprietário de imóvel para reconstrução do canal de drenagem junto à sua propriedade. A conclusão dos serviços junto a referida via está prevista para a última semana do mês de agosto.

Quanto à informação de que um contribuinte teria o motor de veículo fundido por conta da referida obra, a informação é improcedente segundo relatam moradores locais. É de conhecimento dos moradores locais que o motor do referido veículo já está com o motor fundido há quase 30 dias ou mais.

Já em relação a um possível acidente de deslocamento no local, o mesmo não é de conhecimento da equipe que trabalha na obra, nem dos moradores e nem mesmo da Secretaria de Infraestrutura.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Apartamento de R$ 284 mil será sorteado em ação do Banco de Alimentos de Santa Maria; confira como participar Anterior

Apartamento de R$ 284 mil será sorteado em ação do Banco de Alimentos de Santa Maria; confira como participar

Ventos de até 67km/h causam destelhamentos e queda de árvore em Santa Maria Próximo

Ventos de até 67km/h causam destelhamentos e queda de árvore em Santa Maria

Geral