Foto: Reprodução / Joel Vargas
Foi inaugurado, na tarde deste sábado (16), o primeiro Centro de Referência para a Juventude - Reconstrução (CRJ) do Estado em Santa Maria. A iniciativa, promovida pelo Governo do Rio Grande do Sul por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), é voltada para o desenvolvimento integral de jovens em situação de vulnerabilidade social. A cerimônia ocorreu na unidade da Praça CEU, no bairro Nova Santa Marta, e contou com a presença do vice-governador Gabriel Souza e do secretário de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel.
Investimentos em políticas sociais para a juventude

O vice-governador Gabriel Souza destacou que o Estado tem realizado investimentos significativos em programas de desenvolvimento social e políticas públicas voltadas para jovens:
– Temos o Partiu Futuro, o Todo Jovem na Escola e outros tantos programas que fazem a diferença para a juventude, para mantê-los na escola e prepará-los para o mercado de trabalho. Estamos muito felizes em inaugurar o primeiro Centro de Referência para a Juventude. Santa Maria vai ganhar muito com isso e o nosso Rio Grande também – afirmou Gabriel.
Objetivos e atividades do programa
O programa Centros de Referência para a Juventude - Reconstrução, promovido pela Sedes, pretende atender, em Santa Maria, pelo menos mil jovens entre 15 e 29 anos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), ao longo de 12 meses. O espaço oferecerá atividades de acolhimento, formação e inclusão social, incluindo oficinas artísticas, cursos de qualificação profissional e aulas de reforço escolar.
Os participantes receberão uniforme, alimentação durante as atividades e um incentivo de R$ 150,00 para permanência durante os períodos dos cursos de qualificação. A previsão de início das atividades na unidade é o mês de outubro.
Em Santa Maria, a execução do programa ficará a cargo da Central Única das Favelas (Cufa-RS). O presidente da entidade, Junior Torres, destacou:
– O Centro de Referência da Juventude Reconstrução é uma iniciativa fundamental que a Cufa Rio Grande do Sul tem a honra de operacionalizar. Nosso compromisso é transformar este espaço em um ponto de encontro seguro e produtivo, onde a juventude de Santa Maria possa acessar formação, cultura, esporte e oportunidades concretas para reconstruir e projetar seu futuro.
Expansão do programa pelo Estado
Outras 11 unidades do CRJ serão implantadas em municípios abrangidos pelo programa RS Seguro, priorizando áreas com elevados índices de vulnerabilidade social e localidades afetadas pelas enchentes de 2024. As cidades contempladas são Alvorada, Canoas, Caxias do Sul, Gravataí, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, São Leopoldo e Viamão.
O investimento total do programa é de R$ 14 milhões, provenientes do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), iniciativa do Estado liderado pelo governador Eduardo Leite com objetivo de reconstruir e fortalecer o Rio Grande do Sul.
Próximas inaugurações
Ainda em agosto, estão previstas inaugurações de mais seis Centros de Referência para a Juventude, nas cidades de Caxias do Sul, São Leopoldo, Canoas, Alvorada, Pelotas, Porto Alegre e Passo Fundo.