No último sábado (21), esteve na cidade o senador Luiz Carlos Heinze, do PP. Em fim de mandato, ao que tudo indica não deverá tentar renová-lo. Ao contrário, há quem diga que ele se coloca como nome potencial para concorrer a vice-governador em chapa com o PL bolsonarista (como ele) de Luciano Zucco, o candidato ao Palácio Piratini.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Mas, o que fez o parlamentar em Santa Maria? Três coisas, pelo menos. Uma, entregou a correligionários emenda de R$ 600 mil destinada ao turismo religioso. Outra, articulou com pepistas, pois estava dando adeus ao apoio à candidatura própria e passando a defender o apoio a Zucco e ao PL.
A terceira situação é a que traz maior dúvida. Heinze convidou o maior nome do PP na cidade, a vice-prefeita Lúcia Madruga, para um almoço. Nada vazou acerca do encontro político, nem quem mais participou. Restou apenas uma suspeita: um eventual convite a ela para concorrer à Assembleia Legislativa. Será? Ou foi apenas um ato de respeito à líder pepista e anfitriã? A ver. E não demora.
Em tempo: se Lúcia não concorrer, diz-se que o secretário de Turismo Ewerton Falk estaria pronto. O que não impediria, claro, uma dobradinha, com ele concorrendo à Câmara dos Deputados. Que tal?