Foto: Nathália Schneider (Arquivo/Diário)
Foi divulgado, pela prefeitura de Santa Maria, o ranking parcial de reclamações registradas pelo Programa Municipal de Proteção ao Consumidor (ProconSM) entre 1º de janeiro e 14 de novembro de 2025. No período, foram formalizados 4.349 atendimentos, com destaque para queixas envolvendo concessionárias de serviços públicos, instituições financeiras e empresas de telefonia e internet.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Segundo o levantamento, os problemas mais recorrentes estão relacionados a serviços essenciais, como água e energia, seguidos por demandas envolvendo bancos e operadoras. A publicação dos dados integra as ações de defesa do consumidor e busca orientar a população sobre os setores que mais acumulam reclamações no município.
Um dos pontos de atenção neste ano é o aumento de denúncias de descontos indevidos em aposentadorias. Somente em 2025, o ProconSM registrou mais de 100 reclamações envolvendo seis instituições sindicais diferentes — um cenário que vem sendo monitorado e reportado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública desde 2023.
A coordenadora executiva do ProconSM, auditora fiscal Marcia da Rocha, destaca a importância da divulgação dos números.
– A exposição deste ranking cumpre um papel fundamental de transparência e alerta. Ao mostrar que serviços essenciais estão no topo das reclamações junto das instituições financeiras, sinalizamos onde o consumidor está mais vulnerável neste ano. Nosso objetivo é pressionar por melhorias e orientar a população sobre onde é preciso redobrar a atenção ao conferir faturas e extratos bancários – afirma.
Ranking parcial de reclamações 2025
(Dados de 1º de janeiro até 14 de novembro de 2025)
- Corsan/Aegea – 378
- Banco BMG S.A – 240
- RGE – 195
- Claro S.A. – 183
- Banco Pan S.A. – 173
- Banco Agibank S.A. – 132
- Facta Financeira S.A. – 125
- Nio Internet – 114
- Banco Santander S.A. – 93
- Telefônica Brasil S.A. (Vivo) – 87
Canais de atendimento
Para atendimento em Santa Maria, os consumidores podem recorrer aos canais digitais ou presenciais:
Procon-SM (Centro)
- Endereço: Avenida Rio Branco, 639
- Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h30min às 16h30min
- Agendamento e Dúvidas: Pelo telefone (55) 3174-1556, WhatsApp (55) 99178-3621 (somente texto) ou e-mail [email protected]
- Serviço Online: o atendimento online do ProconSM recebe reclamações a qualquer hora
Balcão do Consumidor (Camobi)
- Fruto de parceria entre a Prefeitura e o Curso de Direito da UFSM
- Endereço: sala 6, junto ao posto de combustível na entrada do Campus Camobi
- Agendamento: Telefones (55) 92000-7958
- Atendimento Eletrônico: E-mail [email protected] ou WhatsApp (55) 92000-7958
- O que levar: no atendimento presencial é obrigatório apresentar documento pessoal e os contratos das dívidas. Caso não possua o contrato, o consumidor pode levar faturas, comprovantes de pagamento ou qualquer documento que comprove o débito ou a relação de consumo.
- Consumidor.gov: para não residentes que adquiriram produtos ou serviços em Santa Maria, o atendimento pode ser feito pelo serviço online do Procon-SM ou pela plataforma federal consumidor.gov.br
*com informações da prefeitura de Santa Maria
Leia também: