Foto: Vinicius Becker (Diário)

Seguindo o mesmo cenário de domingo (3), o início da semana foi de instabilidade e queda de temperatura na Região Central. De acordo com a BaroClima Meteorologia, choveu aproximadamente 36 milímetros nesta segunda-feira (4). Em apenas três dias, Santa Maria já registra acumulados na casa dos 100 mm.
– Com isso, a chuva total do mês de agosto supera os 90% da média esperada para o mês todo, que é de 114mm. Desde sábado (3) até a tarde desta segunda, no total, já choveu 100 mm em Santa Maria – afirma o meteorologista Gustavo Verardo.
Nesta terça-feira (5), a chuva deve cessar e dar espaço a uma massa de ar frio que deve fazer o tempo estabilizar e as temperaturas permenecerem baixas. Segundo Verardo, existe a possibilidade de o sol aparecer, mesmo que entre poucas nuvens, e a máxima não deve passar dos 16°C. O mesmo deve ocorrer na quarta-feira (6), mas o cenário muda na quinta-feira (7), que terá pancadas de chuva novamente.
– Agosto deve ser um mês chuvoso. Teremos chuva acima da média esperada – conclui Verardo.
Efeitos da chuva na região
As chuvas intensas que atingiram a região no fim de semana provocaram novos danos em cidades já fragilizadas por eventos climáticos anteriores. Em Agudo, o prefeito Luís Henrique Kittel (PL) relatou a destruição de acessos rurais e a suspensão das aulas em duas escolas. Já em Faxinal do Soturno, o prefeito Lourenço Domingos Moro (MDB) falou sobre deslizamentos, estradas em más condições e 11 famílias isoladas. Ambos reforçaram as dificuldades enfrentadas pelas equipes municipais diante da sequência de temporais no Bom Dia, Cidade! desta segunda-feira (4). Saiba mais neste link.
Leia mais: