Foto: Rian Lacerda (Diário)
A Associação dos Transportadores Urbanos de Passageiros de Santa Maria (ATU) conta com novo número para fazer recargas de passagens do Sistema Integrado Municipal (SIM). A partir da próxima segunda-feira (10), o usuário também contará com o contato (55) 99139-0585 para solicitar recarga via WhatsApp e pagamento por Pix. A necessidade de mais um número para contato surgiu porque a modalidade completou 10 dias fora do ar, gerando aumento nas filas para atendimento presencial na sede da Associação dos Transportadores Urbanos. A ATU informou que precisou contratar duas empresas intermediárias para restabelecer o sistema e que a expectativa é de normalização total até segunda-feira.
O bloqueio do canal de atendimento foi uma ação da empresa Meta, proprietária do WhatsApp. Segundo o diretor da ATU, Edmilson Gabardo, o sistema anti-spam da plataforma identificou o alto volume de transações como uma atividade automatizada (robô), e não como um atendimento humano.
O volume de uso do serviço justifica a suspeita da plataforma. De acordo com Gabardo, no início do mês, o sistema registra entre 1,2 mil e 1,5 mil transações de recarga. Fora do período de pico, a média é de 300 a 400 transações diárias.
– A pessoa manda o pedido, e nós respondemos que está tudo certo. Só nisso aí, quando são 1,5 mil transações, e se tem de duas a três conversas, já são 4,5 mil mensagens por dia. Esse foi o motivo do bloqueio – explicou Gabardo.
O diretor relatou que houve dificuldade de contato com a Meta para reverter a situação, sendo necessário contratar duas empresas terceirizadas para intermediar a comunicação e restabelecer o serviço.
A retomada do serviço, no entanto, trará um novo custo para a associação, que antes não existia.
– Agora, cada mensagem vai ser paga por nós. É uma forma que o WhatsApp arrumou de cobrar a conta – avaliou Gabardo.
Enquanto o serviço online não é normalizado, as recargas podem ser feitas presencialmente na sede da ATU (Avenida Rio Branco, 419), das 8h30min às 16h, sem fechar ao meio-dia. As recargas de vale-transporte feitas por empresas não foram afetadas.