Reforma do Cras Oeste começa após interdição parcial desde agosto em Santa Maria

Reforma do Cras Oeste começa após interdição parcial desde agosto em Santa Maria

Foto: João Alves (PMSM)

Após ficar parcialmente interditado desde agosto deste ano por problemas de infiltração, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Oeste, no Bairro Nova Santa Marta, em Santa Maria, entrou em processo de reforma nesta quarta-feira (17). A obra, iniciada pela prefeitura, tem prazo estimado de até 60 dias e prevê melhorias nas instalações elétricas e no telhado do prédio.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A interdição parcial do espaço impactou o funcionamento regular do Cras e levou à transferência temporária do atendimento do Cadastro Único (CadÚnico) na Região Oeste. Desde então, o serviço passou a ser oferecido no Ponto Central do CadÚnico, localizado na Rua General Neto, 504, no centro da cidade. Conforme informado, após a conclusão da reforma, o atendimento será retomado no Cras Oeste, restabelecendo o serviço diretamente à comunidade da região.

O início da obra foi marcado pelo ato de assinatura da ordem de serviço, ocasião em que o prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo (PSD), comentou sobre a função do Cras na política municipal de assistência social e mencionou a convocação de novos profissionais para a área.

– O Cras é um espaço de escuta, apoio e orientação, onde cada indivíduo é recebido com respeito e dignidade. É fundamental que possamos acolher essas pessoas em um ambiente adequado. Além disso, convocamos 14 assistentes sociais e 16 psicólogos que terão participação direta no atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade social – afirma Decimo.

Foto: João Alves (PMSM)

Durante o ato, o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, também se manifestou e destacou o papel do Cras no atendimento às famílias e na organização das políticas públicas nos territórios.

– O trabalho social começa com as famílias e o Cras é essa porta de entrada nas comunidades. Ele cumpre um papel importantíssimo na prevenção, evitando situações mais graves no futuro. A prefeitura é uma só, trabalhando de forma integrada, construindo pontes e entregando resultados concretos para a comunidade – explica Chaves.


Investimento

O investimento total na reforma do Cras Oeste é de R$ 89.395,68. O valor é custeado integralmente por uma emenda parlamentar de R$ 100 mil destinada pela deputada federal Franciane Bayer (Republicanos), com repasse intermediado pelo vereador Alexandre Vargas. Representando a deputada federal no ato, Gesabel Pretto ressaltou que a iniciativa reforça a parceria institucional para a manutenção do espaço, que concentra múltiplas atividades e atende a população da região oeste do município.

A coordenadora do Cras Oeste, Catia Viviane Maia Leão, comentou sobre o período em que o prédio esteve parcialmente interditado e a expectativa com o início da reforma.

– Foi um momento difícil quando precisou ocorrer a intervenção em agosto. Encerramos o ano com a felicidade de iniciar esta reforma. O Cadastro Único é essencial para a comunidade e vai voltar a funcionar como deve ser – afirma Catia.

A execução da obra ficará a cargo da empresa J.A. Construções e Reformas Ltda, de Santa Maria, vencedora do processo licitatório. O ato de assinatura da ordem de início também contou com a presença do secretário Guilherme Schneider, do secretário adjunto Marcelo Acosta, do assessor superior Juliano Soares, do vereador Guilherme Badke e do líder comunitário Leonel Pacheco.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Redação do Diário

POR

Redação do Diário

[email protected]

Anterior

"Estão muito abatidos", diz capitão dos Bombeiros sobre colegas e familiares de jovem que desapareceu no Rio Jacuí; dois pescadores também são procurados e outras notícias

Nova unidade do McDonald's trará mudanças no trânsito e ruas do entorno devem ter alteração de fluxo a partir de 2026 Próximo

Nova unidade do McDonald's trará mudanças no trânsito e ruas do entorno devem ter alteração de fluxo a partir de 2026

Geral