Foto Divulgação
Um dos eventos mais tradicionais de devoção à Padroeira do Brasil em Santa Maria, a Romaria de Nossa Senhora Aparecida encerra neste domingo (12) as comemorações do mês dedicado à santa e deverá reunir de 700 a 1 mil fiéis. Com o tema “Mãe Aparecida, fortalece nossa esperança!”, a programação prevê, ainda, missa, apresentações culturais e momentos de confraternização comunitária.
Adolescente de 13 anos morre afogado em interior de Restinga Sêca
Homem é preso por tentativa de homicídio contra a própria tia em Rosário do Sul
O tema, explica o pároco Mário Benachio Auzani, está em sintonia com o momento vivido pela Igreja Católica.
– Esse lema está conectado ao Jubileu de 2025, o Ano Jubilar da Igreja, que tem como tema “Peregrinos da Esperança”. Todas as nossas ações locais estão sintonizadas com esse movimento da Igreja no mundo todo – afirma o padre.
As celebrações tiveram início no último dia 3 com a novena, que segue até este sábado, sempre com missas às 19h, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Tancredo Neves. No domingo, data em que se homenageia Nossa Senhora Aparecida, a programação começa com uma procissão às 9h, saindo da rótula do Bairro Tancredo Neves, seguida de missa campal, às 10h, presidida pelo arcebispo dom Leomar Brustolin, e que se encerra com a bênção à comunidade. Após, haverá almoço comunitário, festejos populares e venda de artigos religiosos.
Fé e cultura
Mais do que um evento religioso, a Romaria da Padroeira se consolida também como um espaço de integração cultural. Para o padre Mário, essa união é essencial e reflete a própria vivência de fé do povo santa-mariense.
– Nós compreendemos que fé e cultura precisam caminhar unidas. Falar de fé é também falar de convivência, alegria e confraternização. Por isso, buscamos enriquecer a novena com atividades culturais que aproximam as pessoas – comenta o pároco.
De acordo com ele, as apresentações têm atraído a comunidade para permanecer no espaço paroquial após as missas, gerando momentos de convivência e alegria.
Nova igreja
Em paralelo às celebrações, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida está construindo a nova igreja, localizada na Avenida Paulo Lauda, no Bairro Tancredo Neves. O investimento é estimado em R$ 400 mil e cerca de 50% da obra já foi concluída.
O padre Mário pontua que o novo templo é fruto de um sonho antigo da comunidade e representa mais do que uma obra física.
– O templo físico é a imagem do templo vivo que são as pessoas. Essa nova igreja é o resultado de mais de 20 anos de preparação, promoções e arrecadações. Hoje, já temos uma estrutura coberta e visível, que enche de esperança o coração dos fiéis – destaca o religioso.
Sem prazo definido para a conclusão, a construção avança conforme o ritmo das doações e do trabalho comunitário.
A Romaria de Nossa Senhora Aparecida, agora faz parte do calendário oficial do município, reforçando o sentimento de devoção e pertencimento no Bairro Tancredo Neves e em toda Santa Maria.