Foto: Beto Albert (arquivo/Diário)
Com o tema “Sob o olhar da Medianeira, peregrinos de esperança”, a 82ª Romaria Estadual da Medianeira ocorrerá nos dias 7, 8 e 9 de novembro, mas as atividades ligadas à fé e reflexão já começam neste final de semana em Santa Maria.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A partir deste domingo (26), o público poderá participar das trezenas penitencial e móvel. A primeira será realizada todos os dias, às 6h15min, na Basílica da Medianeira, até 7 de novembro. Já a trezena móvel deve começar neste domingo, às 20h, na Catedral Metropolitana e seguirá com cronograma itinerante por instituições e paróquias da Arquidiocese de Santa Maria (veja abaixo), aproximando cada vez mais Nossa Senhora dos devotos.
Preparação
Dentro do Santuário Nossa Senhora da Medianeira ou nas paróquias, a chegada do quadro da Rainha do Povo Gaúcho sempre emociona o público. Segundo o reitor da Basílica, padre Cristiano Quatrin, a trezena móvel deste ano foi planejada pensando em uma melhor comodidade do público.
– A trezena deste ano tem algumas alterações, tanto no itinerário, quanto na lista de paróquias. Focamos em locais en que conseguíssemos celebrar com todos no mesmo espaço, não tendo a missa em um lugar e um telão no outro para as pessoas acompanharem – comenta Quatrin.
Após o primeiro dia na Catedral Metropolitana, a comitiva da Arquidiocese deve passar pelas paróquias Nossa Senhora das Dores, da Ressurreição, Nossa Senhora da Glória, Santa Catarina, São José do Patrocínio, Nossa Senhora de Fátima, Santo Antônio do Patronato, Nossa Senhora Aparecida e Quase-paróquia São Francisco de Assis, além de instituições como a Escola Marista Santa Marta e a Universidade Franciscana.
Segundo Quatrin, outra novidade será o retorno do quadro da Medianeira para a Basílica no último dia de trezena. Em edições anteriores, o percurso da pré-romaria era encerrado na Catedral. Após a missa de encerramento da trezena, começará oficialmente a abertura da 82ª Romaria Estadual da Medianeira, com quermesse, atrações musicais e culturais no Parque da Medianeira.
– O dia 7 também iniciará mais cedo, às 19h, diferente das outras datas em que sempre era às 20h. Aqui, na Basílica, queremos fazer um momento com os jovens porque, no final de semana, terá o Enem. Então, nesse dia, faremos a bênção das canetas. Depois, às 20h, deve ocorrer uma quermesse neste espaço tão belo, que é o nosso Parque. Serão preparadas tendas, nas quais as pessoas vão poder conviver e confraternizar. O evento, nesta última noite de trezena, vai estar acompanhada também da Feira do Doce.
Mariologia
Antes do início das trezenas, será realizado mais um Simpósio de Mariologia. A 4ª edição do evento tem como tema “Maria para hoje” e se aprofundará na leitura do capítulo 12 do Apocalipse, na perspectiva do sacerdote e teólogo suiço Hans Urs Von Balthasar (1905-1988).
As inscrições para o Simpósio foram encerradas na sexta-feira (24) e a programação ocorre neste sábado (25), das 8h às 17h30min, no Salão de Atos da Universidade Franciscana (UFN) (Rua dos Andradas, 1.614, Conjunto 1, Prédio 1). Nesta edição, estão previstas quatro conferências, além de uma missa de encerramento na capela da UFN.
Programe-se!
Pré-Romaria Estadual da Medianeira
- 26/10 a 7/11 – Trezena Penitencial, às 6h15min, na Basílica
Trezena Móvel
As missas sempre ocorrerão às 20h, conforme a programação abaixo:
- 26/10 – Catedral Metropolitana
- 27/10 – Paróquia Nossa Senhora das Dores
- 28/10 – Paróquia da Ressurreição
- 29/10 – Paróquia Nossa Senhora da Glória, no Bairro Camobi
- 30/10 – Paróquia Santa Catarina
- 31/10 – Paróquia São José do Patrocínio
- 1/11 – Paróquia Nossa Senhora de Fátima
- 2/11 – Paróquia Santo Antônio do Patronato
- 3/11 – Escola Marista Santa Marta
- 4/11 – Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Tancredo Neves
- 5/11 – Quase-paróquia São Francisco de Assis, no Bairro Urlândia
- 6/11 – Universidade Franciscana (UFN)
- 7/11 – Basílica da Medianeira