Foto: Beto Albert (Diário/Arquivo)
A unidade do Tudo Fácil de Santa Maria completou, na quarta-feira (22), um ano de funcionamento em Santa Maria. Ao longo do primeiro ano de atividades, a agência registrou mais de 83 mil atendimentos, de acordo com o governo do Estado. A abrangência da unidade contempla uma população estimada em 380 mil habitantes de municípios da região, como Cacequi, Itaara, Jaguari, São Pedro do Sul e São Sepé.
Localizada no subsolo do Vitta Center (Rua Pinheiro Machado, 2366), a unidade oferece cerca de 60 serviços presenciais e acesso a mais de 750 serviços digitais do Estado.
Serviços mais procurados

O principal serviço demandado pela população no primeiro ano foi a confecção da carteira de identidade (1ª e 2ª vias), que somou mais de 36 mil atendimentos. Em seguida, aparece a entrega de documentos, especialmente as próprias carteiras de identidade, com cerca de 31 mil registros.
Serviços relacionados ao IPE Saúde e IPE Prev, como solicitações e informações, totalizaram 8,2 mil atendimentos. Demandas do DetranRS, como a apresentação de condutor infrator, representaram 3 mil atendimentos. Completam a lista os serviços da Corsan (2,4 mil), serviços da prefeitura (962) e atendimentos da Faders Acessibilidade e Inclusão (870).
Demanda crescente

Os números mostram uma tendência de aumento na procura pelos serviços. Projetada inicialmente para realizar cerca de 6 mil atendimentos mensais, a unidade superou a marca de 8 mil nos últimos cinco meses. Os três meses mais recentes registraram os maiores volumes:
- Julho: 8.454 atendimentos
- Agosto: 8.589 atendimentos
- Setembro: 8.831 atendimentos
A estrutura física do Tudo Fácil Santa Maria conta com 382 metros quadrados, 18 guichês para atendimento presencial e seis posições de autoatendimento.