drogas

Queima de mais de 100 kg de maconha marca semana de debate sobre drogas

Camila Gonçalves

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

A Delegacia da Polícia Federal (PF) em Santa Maria deu início às ações da Semana Nacional de Política Sobre Drogas com a incineração de 145 quilos de maconha e de ecstasy. A queima ocorreu na manhã de hoje,no Frigorífico Silva, na BR-392, em Santa Maria, que tem um forno autorizado para este tipo de procedimento. A destruição foi acompanhada por representantes do Ministério Público e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com o delegado Getúlio Jorge de Vargas, geralmente a droga é encaminhada para incineração em Porto Alegre.

PRF encontra 97 garrafas de bebida em carro em Santiago

A destruição foi feita como um ato simbólico para chamar a atenção sobre o consumo de drogas. Neste ano, já foram destruídas mais de 6,5 toneladas de entorpecentes no Estado.

- Sabemos que o caminho é a prevenção, mas tivemos muito tempo de omissão em relação a ações nesse sentido. Não é de uma hora para outra que vamos mudar essa realidade. Por isso, o combate, as apreensões e as prisões têm que continuar - defendeu o delegado Getúlio.

A maconha incinerada foi apreendida pela PF dentro de um carro abandonado na BR-158, em Santa Maria, em maio deste ano. O veículo era clonado e tinha placas da Argentina. O caso é investigado pela Delegacia da Polícia Federal local. A suspeita é de que a droga tenha vindo do Uruguai.

Menino é encontrado morto em Santa Maria

A programação da semana continua no domingo, das 13h às 18h, no Parque da Medianeira. Haverá distribuição de material informativo, atividades lúdicas com o canil da Polícia Federal e a presença do mascote do Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas da PF, o Xerifinho. Também estão programados passeio ciclístico e tertúlia musical. A atividade terá ainda a participação da prefeitura, da Brigada Militar, do Comando Rodoviário Estadual, do Corpo de Bombeiros, do Conselho Municipal de Entorpecentes, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e do Serviço Social do Comércio (Sesc).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Investigação preliminar aponta que menino assassinado já chegou ferido na casa de amigo Anterior

Investigação preliminar aponta que menino assassinado já chegou ferido na casa de amigo

Menino é encontrado morto em Santa Maria Próximo

Menino é encontrado morto em Santa Maria

Polícia/Segurança