santa maria

VÍDEO: BM inicia operação Papai Noel com atuação em áreas comerciais e bancárias

18.389

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)/

A Brigada Militar lançou, na manhã desta segunda-feira, a Operação Avante Papai Noel, com o objetivo de ampliar a segurança durante o período de festas de final de ano, com a intensificação da circulação de pessoas em centros comerciais e bancários dos municípios do Estado. Em Santa Maria, a cerimônia ocorreu na Praça Saldanha Marinho, no Centro, e contou com a presença de autoridades da cidade e do efetivo que irá atuar até o dia 3 de janeiro, quando a ação termina.

De acordo com o coronel José Nilo Corrêa Alves, comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva Central (CRPO Central), o emprego estratégico da BM, em pontos e horários específicos, busca coibir crimes como furtos e roubos a pedestres e, também, a estabelecimentos comerciais.

Laudo conclui que não houve agressão a bebê de oito meses em Faxinal do Soturno

- O objetivo é dar mais tranquilidade para as pessoas que vão fazer compras e também para as que trabalham no comércio. O planejamento deve contemplar todos os locais do município onde há esse tipo de movimentação. A gente entende que nessa época, pela grande circulação de dinheiro, o comércio se torna alvo, então aproximamos o policiamento de uma forma mais direcionada - explica o comandante.

VÍDEO: recicladoras relatam por que 90% da coleta seletiva não é aproveitada

O planejamento da operação será feito pelo 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon). Além do efetivo orgânico dos órgãos policiais militares, haverá a participação do 2º Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), do Pelotão de Operações Especiais (POE), da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (Rocam), da Bike Patrulha, da Guarda Municipal (com reforço de motocicletas e acompanhamento por videomonitoramento) e apoio da Polícia Civil. Também devem ser intensificadas as ações de contenção junto ao transporte coletivo e veículos em geral.

Além da área central, haverá reforço no efetivo em mais dois bairros da cidade. Por questões estratégicas, a BM não divulgou o número de servidores que estarão envolvidos direta e indiretamente na operação.

- É um policiamento suplementar ao ordinário, que tem a missão específica de dar segurança ao setor comercial. Nós teremos reforço no Centro, na área comercial de Camobi e no Bairro Tancredo Neves. O efetivo é variável, temos uma escala de serviço por turnos, atendendo ao horário estendido do comércio nessa época, que vai até as 22h, e às necessidades de cada dia - destaca o tenente-coronel Erivelto Hernandes, comandante 1º RPMon. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: casa de jogos é interditada em Santa Maria

Próximo

'Ele era um ser de muita luz', diz sobrinha sobre idoso que morreu em acidente

Polícia/Segurança