Fotos: Beto Albert (Arquivo/Diário) e Reprodução (Redes Sociais)
A escolha do próximo presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) no Estado será decidida no segundo turno, com os deputados estaduais Valdeci Oliveira e Sofia Cavedon. O Processo de Eleição Direta (PED) ocorreu no domingo (6) em todo o país. Em Santa Maria, o vereador Sidi Cardoso, favorito, venceu a eleição local.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Os números da votação do primeiro turno gaúcho foram divulgados no início da noite desta segunda (7). Valdeci contabilizou 12.569* votos, chegando a 47,38%. Sofia somou 5.300* votos, totalizando 19,98%. A definição do pleito está prevista para o dia 27 de julho.
Para o deputado Valdeci, o resultado do primeiro turno é uma "grande vitória":
– Eu concorri com mais cinco candidatos, candidatos fortes, e ter feito quase 48 % dos votos no Estado do Grande do Sul é uma grande vitória, muito satisfeito e muito feliz. Tenho muita tranquilidade para dizer que vou trabalhar muito, vou me dedicar muito e quero agradecer mais uma vez a nossa militância.
Para a deputada Sofia, os votos direcionados a ela indicam uma "renovação na direção estadual o PT":
– São os votos que eu fiz, que Stela Farias fez, o Júlio Quadros, o Thiago Braga e o Marcelo Carlini fizeram. Isso dá mais de 50%. A força do PT está expressa na sua mobilização, na sua participação, e dia 27 de julho nós esperamos que todas e todos votem na mudança.
Eleição nacional
O ex-prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva, foi eleito, nesta segunda (7), o novo presidente nacional da sigla. O resultado foi divulgado mesmo após a indefinição do pleito no diretório de Minas Gerais, que precisou ser adiado devido a uma decisão judicial manter a candidatura da deputada federal Dandara Tonantzin, que havia sido excluída das eleições por pagar fora do prazo uma dívida de R$ 130 mil com a sigla.
* Resultado até às 21h desta segunda. Os números devem sofrer alterações pois há municípios que ainda devem ser analisados pela Comissão Eleitoral.