data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Willker Candido
Vereador em primeiro mandato será o parceiro do longevo político
Após 40 anos de vida pública e ocupando diferentes cargos políticos, Sergio Cechin quer, agora, ser prefeito pela primeira vez. Ele lançou e oficializou seu nome como candidato a prefeito pelo Progressistas tendo como vice o médico Francisco Harrisson (MDB).
A convenção que durou cerca de 2h30min durante a tarde de sexta-feira ocorreu no espaço Floratta, no Clube Atirador Esportivo. Conforme a assessoria do candidato, foram respeitadas regras de distanciamento e uso de máscaras do público presente. No mesmo encontro, foram anunciados os 32 nomes do Progressistas quem pleitearão às cadeiras do Legislativo, bem como os partidos que somarão à coligação Abraça Santa Maria. Ao lado do PP e do MDB, estão outros quatro partidos. São eles: o PL, que no dia 31 de agosto, estreou a convenções partidária anunciando apoio a Cechin e Harrisson, além do Patriotas, Solidariedade e PROS.
Diferente do que vinham sinalizado nos últimos dias, o Avante e o Podemos recuaram da mesma coligação.
Partidos dão sequência às convenções
Cechin, falou conhecer a cidade e estar preparado para governar Santa Maria já tendo alinhado missão, visão, objetivos e metas que pretende investir no seu modelo de trabalho. Ele, que concorreu a prefeito em 1996, ficando em terceiro lugar, já foi vereador por seis mandatos, duas vezes vice-prefeito, secretário de Habitação na gestão Schirmer (MDB), além de ocupar cargos nos governos de Antonio Brito e de Germano Rigotto, ambos do MDB, aposta na experiência.
- Estou muito feliz. Agradeço ao meu partido pelo apoio, carinho e confiança. Agradeço aos pré-candidatos de todos partidos que nos apoiam e ao meu vice, quem realmente agrega nessa coligação. Tenho percorrido ruas, vilas, bairros e distritos e ouvido: é a tua vez. Estou emocionado e sei que, neste momento de pandemia, e logo, na pós-pandemia, será importante ter alguém que conhece o povo e que tenha responsabilidades. E eu preciso dizer: estou pronto - afirma Cechin.
Candidato a vice, Harrisson, que é médico traumatologista e major do Exército, tem ingresso mais recente na vida pública. Elegeu-se vereador em 2016, com 2,1 mil votos. Em 2018, concorreu a deputado federal quando fez 8,8 mil votos. Sua maior aposta é fazer da cidade uma referência em saúde.
- Minha contribuição maior será na área da saúde para que Santa Maria assuma o seu protagonismo como sede, como pólo regional da medicina: Para isso, há um caminho técnico e já alinhavamos para que chegue a final 2021 com tudo montado para 2022, entrar com gestão plena de saúde, podendo realmente acabar com as filas, contratando profissionais e serviços especializados que hoje dependemos do Estado.
Na sexta-feira, às 18h30min, o MDB deu início a convenção de forma remota, por meio do programa Zoom. A partir das 20h, o Progressistas faria uma live no Facebook.