Prefeitura pagará 13° dos servidores com empréstimo ou parcelado em 10 vezes; projeto tramita na Câmara

Prefeitura pagará 13° dos servidores com empréstimo ou parcelado em 10 vezes; projeto tramita na Câmara

Foto: Vinicius Becker (Diário)

Os servidores municipais de Santa Maria poderão antecipar o 13º salário de 2025, a partir de empréstimo com uma instituição financeira que será pago pela prefeitura. Quem não optar pela operação bancária, receberá o valor parcelado no próximo ano. É o que propõe o projeto de lei, de autoria do Executivo, protocolado na Câmara de Vereadores em regime de urgência na manhã desta quarta-feira (26).


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp 


Conforme o texto, os servidores ativos, inativos, pensionistas e agentes políticos (CCs) que optarem por antecipar o 13º por meio de empréstimo consignado em instituição financeira não terão prejuízo com juros e encargos, já que esses valores serão ressarcidos pelo município. Já aqueles que não aderirem à antecipação via banco receberão o 13º salário de 2025 de forma parcelada em 10 vezes, com valores corrigidos, a partir de fevereiro de 2026.

O projeto também estabelece "a ausência de manifestação de interesse do servidor junto à instituição que a financeira até o dia 18 de dezembro, constitui anuência à opção de parcelamento nos moldes descritos". Ou seja, se o servidor não optar pelo empréstimo até a referida data, terá a gratificação paga em parcelas no próximo ano.


Justificativa

A justificativa da prefeitura para o projeto está relacionada à saúde financeira do sistema previdenciário, que já acumula um déficit atuarial de R$ 4,5 bilhões – uma projeção de quanto o sistema precisará desembolsar nas próximas décadas para manter o pagamento das aposentadorias. Diante desse cenário, o Executivo apresentou uma proposta de Reforma da Previdência que altera as regras e a idade mínima para a aposentadoria. Os projetos ainda serão discutidos e votados pelos vereadores. A previsão da prefeitura é que, se a reforma for aprovada, esse déficit cairá para menos de R$ 3 bilhões.

Conforme o documento enviado ao Legislativo, “somente no mês de novembro, esse repasse complementar demandou, dos recursos livres do Município, para além dos valores ordinários de amortização de passivo atuarial, montante superior a 19 milhões de reais, retirado do caixa único da prefeitura”. 


Leia também: 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Roda de conversa na Vila Belga destaca memórias e movimentos de Santa Maria Anterior

Roda de conversa na Vila Belga destaca memórias e movimentos de Santa Maria

Em plenário, vereador propõe devolver projetos de Reforma da Previdência ao Executivo para ajustes Próximo

Em plenário, vereador propõe devolver projetos de Reforma da Previdência ao Executivo para ajustes

Política