O IPTU, que é vital para os cofres públicos, é a garantia para que o Executivo municipal possa levar, ao maior número de bairros e vilas, melhorias estruturais. Acontece que, desta vez, a prefeitura tem um desafio que se anuncia e que exigirá capacidade de adaptação e uma pronta resposta: impedir com que, em meio à pandemia, os contribuintes aglomerem-se dentro do centro administrativo, na Rua Venâncio Aires.
São inúmeros os obstáculos a serem contornados pelo poder público neste caso. A começar, por exemplo, com uma situação que é muito peculiar de quem paga o tributo. Trata-se de um público, em geral, que historicamente busca a sede física da prefeitura para pedir a emissão do boleto - quando, às vezes, acontece de o talão não chegar na casa do contribuinte. Ou seja, ainda que a prefeitura disponibilize a facilidade de fazer a emissão do documento pelo site do Executivo, é um público que não está ambientado a isso.
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Caberá ao secretário de Finanças, Mateus Frozza, e a equipe da pasta terão que debruçar na busca por soluções que possam, ao menos, minimizar uma correria ao centro administrativo da prefeitura.
RESSALVA
É importante grifar que os carnês ainda não estão disponíveis na prefeitura, nem no site. A tendência é que após o dia 15 de dezembro eles estejam chegando à casa dos moradores. Como se pode ver, além da habitual situação que envolve o IPTU - que é a busca por valores pendentes e que estão na rua -, há, agora, a preocupação de evitar aglomerações e confusões desnecessárias.
Será importante a prefeitura investir em comunicação e propagar, ainda mais, que existem serviços online na página da prefeitura.