marcelo martins

O desafio do IPTU 2021, desta vez, não será apenas monetário. Há a Covid...

18.386

O IPTU, que é vital para os cofres públicos, é a garantia para que o Executivo municipal possa levar, ao maior número de bairros e vilas, melhorias estruturais. Acontece que, desta vez, a prefeitura tem um desafio que se anuncia e que exigirá capacidade de adaptação e uma pronta resposta: impedir com que, em meio à pandemia, os contribuintes aglomerem-se dentro do centro administrativo, na Rua Venâncio Aires.

São inúmeros os obstáculos a serem contornados pelo poder público neste caso. A começar, por exemplo, com uma situação que é muito peculiar de quem paga o tributo. Trata-se de um público, em geral, que historicamente busca a sede física da prefeitura para pedir a emissão do boleto - quando, às vezes, acontece de o talão não chegar na casa do contribuinte. Ou seja, ainda que a prefeitura disponibilize a facilidade de fazer a emissão do documento pelo site do Executivo, é um público que não está ambientado a isso.

Leia mais colunas de Marcelo Martins

Caberá ao secretário de Finanças, Mateus Frozza, e a equipe da pasta terão que debruçar na busca por soluções que possam, ao menos, minimizar uma correria ao centro administrativo da prefeitura. 

RESSALVA

É importante grifar que os carnês ainda não estão disponíveis na prefeitura, nem no site. A tendência é que após o dia 15 de dezembro eles estejam chegando à casa dos moradores. Como se pode ver, além da habitual situação que envolve o IPTU - que é a busca por valores pendentes e que estão na rua -, há, agora, a preocupação de evitar aglomerações e confusões desnecessárias.

Será importante a prefeitura investir em comunicação e propagar, ainda mais, que existem serviços online na página da prefeitura. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

matéria mãe

Prefeitura prevê mudanças de nomes e secretarias a partir de 2021 Próximo

Prefeitura prevê mudanças de nomes e secretarias a partir de 2021

Política