Foto: Thais Immig (Diário)
O ano legislativo teve a largada oficialmente na última terça-feira (24). E a gestão do presidente, o pepista Sergio Cechin, já pensa em adotar medidas que otimizem os serviços em um ano inteirinho de obras no Palacete da Vale Machado, a sede do Poder. Uma das medidas angaria apoios em vários setores do parlamento.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Deve ser oficializado, nos próximos dias, horário em turno único. Isso na prática, é o argumento dos que apoiam a medida, possibilitará economia de recursos (energia elétrica, por exemplo) e deve dar maior controle à utilização do espaço público, tendo em vista as restrições de circulação óbvias na Câmara.
Sem dizer que há, por parte dos servidores (efetivos e Cargos de Confiança), e este é outro argumento a favor da decisão, um certo desconforto com possível aumento de circulação de pessoas “de fora” nos corredores da Casa, uma vez que o ingresso à Câmara se dá apenas pela garagem. O que também garante acesso fácil à parte administrativa do Palacete.
E há ainda, no radar, a possibilidade de pautas polêmicas nas sessões, e surge o questionamento, ouvido pelo colunista: “como ficará a segurança de todos, inclusive a dos próprios vereadores?” A portaria, neste período, está do lado da porta lateral de acesso ao Plenário. Ou seja, minimizar riscos e problemas é uma ordem, pelo jeito, da gestão liderada por Cechin.