data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Luiz Gustavo Thomé (Divulgação)
Começaram a funcionar, nesta sexta-feira, 10 novos leitos de UTI para pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19 no Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo. A abertura da nova unidade intensiva foi possível após a doação de 10 respiradores feita pela CVI Refrigerantes ainda na semana passada.
De acordo com o diretor técnico do Caridade, Luiz Gustavo Thomé, o espaço das novas alas já está pronto para receber os paciente, mas, até o início desta tarde, nenhum paciente havia sido internado no local. Os novos leitos ficam no Hospital Alcides Brum, que é um anexo do Caridade e, durante a pandemia, foi destinado para o atendimento dos pacientes com coronavírus.
- Nossa taxa de ocupação segue no limite. A ocupação sempre beira os 100%. Quando um leito libera, logo já é ocupado. Então, com essa doação de respiradores, foi possível abrir novos leitos. Esperamos conseguir desafogar um pouco o nosso sistema e garantir que não falte atendimento - afirma Thomé.
UFSM seleciona entrevistadores para 10ª rodada da pesquisa Epicovid
style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">O Hospital de Caridade é referência regional para internações de casos graves de Covid-19 para planos de saúde. Agora, o total de leitos de UTI para Covid vai passar a ser de 51 no hospital. Já o total de leitos clínicos para pacientes com coronavírus é de 100.
No início da tarde, os novos leitos ainda não haviam sido cadastrados no painel da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que faz o monitoramento de todas os hospitais do Estado. Com isso, a ocupação de UTI Covid do hospital estava em 100%. Nos leitos clínicos para pacientes com confirmação ou suspeita de coronavírus, a ocupação está em 83% (83 dos 100 leitos estão em uso).
TOTAL DE LEITOS NA CIDADE
Na quinta-feira, o Hospital São Francisco de Assis de Santa Maria transformou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da instituição - que conta com 10 leitos - em uma ala voltada exclusivamente para o atendimento de pessoas com a suspeita ou confirmação da doença.
Com o acréscimo dos 10 novos leitos do Caridade e os 10 leitos do São Francisco, que passaram a atender casos de Covid-19, o município conta com 119 leitos de UTI Covid, sendo 58 na rede pública e 61 no sistema privado.
- Hospital Regional - 38
- Husm - 20
- Hospital de Caridade - 51
- Hospital São Francisco de Assis - 10