Foto: Eduardo Ramos (arquivo/Diário)
1° de dezembro é o Dia Mundial de Combate à Aids. Instituída em 1988 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a data busca homenagear pessoas vitimadas pela doença e apoiar quem convive hoje com o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), afastando o preconceito e a desinformação sobre direitos, prevenção, diagnósticos e tratamentos.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Atualmente, 2.880 pessoas convivem com o vírus em Santa Maria, sendo que 230 interromperam o tratamento. Os dados da Secretaria Municipal da Saúde refletem um cenário em mudança na cidade, que no ano passado, ocupava a 60ª posição do ranking de casos de HIV/Aids do Ministério da Saúde referente a municípios com mais de 100 mil habitantes.
Para acolher a comunidade e avançar ainda mais, uma programação (veja abaixo) foi preparada pela secretaria. A primeira atividade deve ocorrer nesta segunda-feira (1°), na Praça Saldanha Maria e contará, inclusive, com inauguração de um novo serviço.
HIV e Aids
Conhecido por atacar o sistema imunológico, o HIV pode ser transmitido por relações sexuais desprotegidas,compartilhamento de seringas ou de mãe para filho. Já a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids), segundo o Ministério da Saúde, é o estágio mais avançado da infecção por HIV e pode aparecer quando a contagem de células TCD4+ estão abaixo de 200 células/mm³ ou quando o indivíduo desenvolve de uma ou mais infecções, o que pode levar ao óbito.
Nesses e em outros casos, estar bem informado é fundamental. Em Santa Maria, o diagnóstico de HIV pode ser obtido em qualquer unidade de saúde ou diretamente no Serviço de Assistência Especializada (SAE) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Casa Treze de Maio, localizado no Bairro Nossa Senhora do Rosário (foto abaixo).
Segundo a enfermeira e responsável pela Política de HIV/Aids, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Hepatites Virais no município, Márcia Rodrigues, a linha de cuidado prioriza o acolhimento, o sigilo e a continuidade do cuidado desde a testagem até o tratamento. O processo também é explicado:
– A pessoa deve chegar espontaneamente na unidade de saúde ou à Casa Treze de Maio pedindo para fazer a testagem rápida. O acolhimento é realizado pela nossa equipe, garantindo escuta qualificada, respeito e sigilo. O teste é feito com coleta digital, ou seja, com uma gota de sangue. O resultado leva de 15 a 20 minutos para ficar pronto. É importante dizer que não é necessário encaminhamento ou agendamento para testagem rápida. Quando resultado é não reagente, damos orientações sobre prevenção combinada (preservativos, Profilaxia Pós-Exposição ou Profilaxia Pré-Exposição) ou recomendação para refazer o teste conforme a janela. Se resultado é reagente (positivo no primeiro teste), o profissional realiza o aconselhamento, acolhe dúvidas e reduz riscos de ansiedade ou medo. Após o diagnóstico, o usuário é orientado e encaminhado no mesmo dia para a Casa Treze de Maio, que conta com uma equipe composta por profissionais da enfermagem, infectologia, psicologia, serviço social, farmácia, nutrição e residentes de diversas áreas.

Além dos testes rápidos, a Secretaria Municipal da Saúde disponibiliza outras medidas de prevenção gratuitamente como profilaxias preventivas e emergenciais (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV e à Profilaxia Pós-Exposição ao HIV), preservativos internos e externos, gel lubrificante e autotestes do HIV, sem restrição de quantidade, nem exigência de identificação.
Para Márcia, o preconceito contra quem tem o diagnóstico de HIV só pode ser combatido com informação, empatia e acesso à saúde. Por conta disso, ações educativas, informativas e de mobilização social, campanhas periódicas, testagens em praças ou espaços público e mutirões junto a populações-chave e grupos vulneráveis (população LGBTQIA+, trabalhadores do sexo, pessoas em situação de rua, pessoas privadas de liberdade, etc.) são realizadas constantemente na cidade. Com o trailer itinerante Testa Santa Maria, inaugurado em março deste ano, a equipe também tem levado a prevenção, os insumos e o diálogo para diferentes bairros, facilitando acesso.
– A cidade tem avançado significativamente tanto na prevenção quanto no acolhimento das pessoas que convivem com HIV. Nos últimos anos, ampliamos as ações de oferta de prevenção combinada para o HIV. Um dos exemplos é o Trailer Testa Santa Maria, que leva testagem rápida, aconselhamento e prevenção combinada para diferentes territórios, aproximando o cuidado das populações mais vulneráveis. Na Casa Treze de Maio, fortalecemos o acompanhamento multiprofissional, a vinculação ao tratamento e as ações educativas junto à comunidade. Além disso, o Centro de Apoio e Direitos para Pessoas que Vivem com HIV tem garantido acolhimento qualificado, segurança alimentar e a defesa de direitos, o que contribui com qualidade de vida e redução dos estigmas. Esses esforços conjuntos têm consolidado uma política municipal mais acessível, humana e resolutiva – avalia Márcia.

Novo serviço
Nesta segunda-feira (1°), também deve ser inaugurado o Consultório na Rua. O serviço itinerante de saúde foi criado para atender pessoas em situação de rua. Ao Diário, Márcia falou sobre a importância deste passo:
– A população em situação de rua é bastante afetada pelo HIV/Aids, e por isso a prevenção será uma das prioridades do Consultório na Rua. Nossa equipe multiprofissional oferecerá testagem rápida, insumos de prevenção, educação em saúde e cuidado contínuo no território, fortalecendo vínculos e garantindo acesso ao tratamento e à redução de danos – conclui a enfermeira.
Programação
Confira abaixo as atividades que serão realizadas em Santa Maria:
- Segunda-feira (1), às 15h – Atividades alusivas ao Dia Mundial Enfrentamento ao HIV/aids na Praça Saldanha Marinho
- Domingo (7), às 6h30min – 2ª Rústica Positiva (Percurso de 5 km, com partida e chegada no Centro de Educação Física e Desportos da UFSM. As vagas são limitadas. As inscrições seguem até quinta-feira (4), neste formulário)
- 10/12, das 11h às 14h – Ação de testagem rápida em área próxima ao Restaurante Universitário no Campus da UFSM, em Camobi
- 12/12, das 10h às 14h – Ação com o Testa Santa Maria na Praça Saldanha Marinho
