Consultório na Rua é lançado nesta segunda em Santa Maria com atendimento direto à população em situação de rua

Consultório na Rua é lançado nesta segunda em Santa Maria com atendimento direto à população em situação de rua

Foto: Vinicius Becker (Diário)

Santa Maria passa a contar, a partir desta segunda-feira (1º), com um novo serviço voltado ao atendimento direto da população em situação de rua: o Consultório na Rua. A estrutura, que funcionará em um veículo adaptado para atendimentos de saúde e assistência social, será lançado oficialmente às 15h, na Praça Saldanha Marinho, onde já deve começar as primeiras abordagens. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A iniciativa é resultado de uma ação conjunta entre as secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social, com o objetivo de levar cuidados básicos, orientação e acolhimento até aqueles que não acessam, por diferentes motivos, a rede tradicional de serviços.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, em entrevista ao Bom Dia Cidade, o Consultório na Rua representa um avanço importante para a cidade, especialmente na garantia de dignidade a quem vive em extrema vulnerabilidade.

— As pessoas em situação de rua precisam ter esse acompanhamento. Muitas não acessam os serviços ou não estão nas casas de acolhimento. Agora, vamos oferecer esse suporte nas ruas.

Como vai funcionar 

O equipamento é um veículo totalmente adaptado para oferecer atendimentos de atenção primária à saúde e suporte social. No interior, há espaço para aplicação de vacinas, testes rápidos, avaliações médicas e procedimentos básicos. A equipe contará com médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social e demais profissionais capacitados para atuarem em campo. 

O veículo será itinerante, e irá circular pelos pontos onde há maior concentração de pessoas em situação de rua, conforme mapeamento já realizado pelas equipes do Desenvolvimento Social.

— Temos hoje dentro do da Assistência Social, o Centro de Referência, que tem a equipe que faz a abordagem, que faz o vínculo com as pessoas de rua. Eles conhecem grande maioria pelo nome, e sabem onde estão. Naturalmente, vamos saber onde eles costumam ficar durante o dia, os locais que eles frequentam mais. Como esse veículo é itinerante, ele dará atendimento nesses espaços, e assim fazer os encaminhamentos necessários.

A definição do cronograma deve ser definida ao longo do primeiro mês de operação. Depois disso, será divulgada uma agenda fixa para que a população também saiba em quais pontos o veículo estará.

Atendimento integrado

O serviço funcionará de forma articulada entre as duas pastas: a Secretaria de Saúde será responsável pelos procedimentos clínicos, pela equipe técnica e também pelos valores de investimento e manutenção do consultório, o que inclui a aquisição e a adaptação do veículo. Já a Secretaria de Desenvolvimento Social atuará com sua estrutura atual, realizando os encaminhamentos, a atualização de cadastros, as tentativas de reinserção familiar e as orientações sobre os serviços disponíveis, além de oferecer suporte social e operacional ao trabalho nas ruas.

Chaves reforça que o objetivo é ofertar cuidado contínuo e específico para cada caso. O secretário destaca que há casos de pessoas que hoje trabalham em Santa Maria e que já passaram anos em situação de rua, até encontrarem suporte nos serviços públicos.

— Teremos todos os dados daquela pessoa que está na rua, e a equipe vai encaminhar ela para a rede, para a assistência social, tentar esse resgate com a família de origem, esse vínculo de novo, buscar essa história que se perdeu no meio do caminho. Quando trabalhamos com as pessoas em situação de rua, normalmente vamos trabalhar com esse vínculo e com confiabilidade.

O serviço, de acordo com o secretário, não fortalece a permanência na rua, mas cria caminhos reais para que as pessoas saiam dessa condição

— Eles precisam de oportunidades. Através do diálogo, das ofertas de oportunidades, da busca da dignidade das pessoas, a gente consiga que muitos deles possam retornar inclusive para suas famílias de origem.

População em situação de rua em Santa Maria

Atualmente, 520 pessoas estão registradas no CadÚnico como população em situação de rua no município. No entanto, esse número não representa a realidade exata, porque muitos já não estão mais na cidade. O que acontece é que o registro permanece ativo até que a pessoa atualize o cadastro em outro município.

Até o momento, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) já atendeu mais de 400 pessoas em situação de rua neste ano, muitos de passagem ou em situação temporária.

Confira a entrevista completa


Leia também



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Veja quais unidades de saúde terão turnos estendidos e alternativos nesta semana em Santa Maria Anterior

Veja quais unidades de saúde terão turnos estendidos e alternativos nesta semana em Santa Maria

Dia Mundial de Combate à Aids: Santa Maria avança na pauta, com informação, atividades e novo serviço Próximo

Dia Mundial de Combate à Aids: Santa Maria avança na pauta, com informação, atividades e novo serviço

Saúde