Fotos: João Batista Malgarin Righi (Arquivo Pessoal)
Além de prejudicar a agricultura, a estiagem também deixa marcas profundas nos rios da Região Central. Nas últimas semanas, um grupo de barqueiros percorreu um trajeto de 2 quilômetros do Rio Toropi, em Mata, e se deparou com uma situação muito triste: a falta de chuva fez com que o rio secasse a ponto da turma de amigos conseguir caminhar por onde, antes, a água corria. Os registros foram feitos entre a ponte sobre o rio da BR-287 até a segunda curva do rio, entre Mata e São Pedro do Sul.
De acordo com João Batista Malgarin Righi, um dos integrantes do grupo chamado de Amigos do Rio Toropi, a turma se reúne com frequência no balneário de Mata. Por lá, o rio se transformou em um córrego.
- Nós costumamos fazer passeios onde realizamos plantios de árvores nativas ao longo das margens e também a solturas de alevinos para repovoamento de peixes de espécies. A caminhada que fizemos pelo leito seco foi com o propósito de mostrar a situação e pedir um pouco mais de cuidado por parte das pessoas - relata Righi.
O barqueiro conta que a última vez que houve uma estiagem tão severa que secou o rio foi em 2012. Como não há uma previsão de chuva tão cedo, a preocupação é de que a situação se estenda por mais algumas semanas.