saúde pública

Santiago vai cadastrar moradores do interior a partir de março

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Márcio Brasil (Divulgação, prefeitura de Santiago)
A partir de março, será montado um mutirão de agentes cadastradores para visitar as casas

Os moradores do centro e do interior de Santiago não têm posto de Estratégia Saúde da Família (ESF) e nem cadastro ativo. Por isso, a partir de março, será montado um mutirão de agentes cadastradores para ir a todas as residências e buscar as informações necessárias.

Conforme o secretário Éldrio Machado, a Secretaria de Saúde vai buscar financiamento para ampliar o atendimento e ter essa população atendida.

Cidades da região celebram Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá

Uma portaria de novembro do ano passado instituiu o Programa Previne Brasil, que estabelece novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Será constituído por captação ponderada - a população cadastrada na equipe de Saúde da Família (ESF) e equipe de Atenção Primária (eAP) no Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

Outra portaria, também de 2019, estabelece incentivo financeiro para implementação e fortalecimento das ações de cadastramento dos usuários, designando aos municípios, que até abril deste ano, têm que atingir 70% da meta de cadastro proporcional ao quantitativo de ESF estabelecido.

- Santiago arrancou na frente e. já em janeiro, superou esse percentual. Com ações de planejamento, organização e muito trabalho das nossas equipes e agentes comunitários de Saúde (ACS), Santiago nesse primeiro mês já atingiu 87,13 % da meta proposta - informa o secretário.

Homem é detido após efetuar disparos com arma de fogo

Santiago precisa cadastrar 44 mil usuários em 2020 e já atingiu um total de 38,3 mil pessoas, todas assistidas pela Atenção Primária.

- Agora, vamos cadastrar a população do centro e do interior com o objetivo de captar recursos para melhorar e ampliar o atendimento de saúde à essa população - informa Éldrio.

MÉDICOS
Ainda segundo a pasta da Saúde, Santiago entrou 2020 com médicos em todas as unidades do município, que tem 11 ESF, Centro Materno, dois Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), Clínica Soneto, Pronto-Socorro e o Pronto Atendimento Médico (PAM). 

Jovem é encontrado morto dentro de cabana em Rosário do Sul

 Além de médicos em todas as unidades, os postos de Santiago também dispõem de especialistas em ginecologia, traumatologia, dermatologia, infectologia e fonaudiologia.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Idoso morre após ser atropelado no centro de Santiago Anterior

Idoso morre após ser atropelado no centro de Santiago

Próximo

Inaugurada estátua de cão morto por agressão em Santiago

santiago