data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Márcio Brasil (Divulgação, prefeitura de Santiago)
A partir de março, será montado um mutirão de agentes cadastradores para visitar as casas
Os moradores do centro e do interior de Santiago não têm posto de Estratégia Saúde da Família (ESF) e nem cadastro ativo. Por isso, a partir de março, será montado um mutirão de agentes cadastradores para ir a todas as residências e buscar as informações necessárias.
Conforme o secretário Éldrio Machado, a Secretaria de Saúde vai buscar financiamento para ampliar o atendimento e ter essa população atendida.
Cidades da região celebram Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá
Uma portaria de novembro do ano passado instituiu o Programa Previne Brasil, que estabelece novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Será constituído por captação ponderada - a população cadastrada na equipe de Saúde da Família (ESF) e equipe de Atenção Primária (eAP) no Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.
Outra portaria, também de 2019, estabelece incentivo financeiro para implementação e fortalecimento das ações de cadastramento dos usuários, designando aos municípios, que até abril deste ano, têm que atingir 70% da meta de cadastro proporcional ao quantitativo de ESF estabelecido.
- Santiago arrancou na frente e. já em janeiro, superou esse percentual. Com ações de planejamento, organização e muito trabalho das nossas equipes e agentes comunitários de Saúde (ACS), Santiago nesse primeiro mês já atingiu 87,13 % da meta proposta - informa o secretário.
Homem é detido após efetuar disparos com arma de fogo
Santiago precisa cadastrar 44 mil usuários em 2020 e já atingiu um total de 38,3 mil pessoas, todas assistidas pela Atenção Primária.
- Agora, vamos cadastrar a população do centro e do interior com o objetivo de captar recursos para melhorar e ampliar o atendimento de saúde à essa população - informa Éldrio.
MÉDICOS
Ainda segundo a pasta da Saúde, Santiago entrou 2020 com médicos em todas as unidades do município, que tem 11 ESF, Centro Materno, dois Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), Clínica Soneto, Pronto-Socorro e o Pronto Atendimento Médico (PAM).
Jovem é encontrado morto dentro de cabana em Rosário do Sul
Além de médicos em todas as unidades, os postos de Santiago também dispõem de especialistas em ginecologia, traumatologia, dermatologia, infectologia e fonaudiologia.