
Foto: Renan Mattos (Diário)
O município de São Gabriel será contemplado com o fornecimento de máquinas e equipamentos do Estado para a recuperação de áreas prejudicadas por fortes chuvas. Em janeiro, a prefeitura decretou situação de emergência devido ao mau tempo que atingiu o município, provocando perdas em diferentes áreas, como em estradas vicinais.
Um termo de cooperação para a contratação de horas-máquinas para a recuperação e a manutenção de estradas vicinais do município foi assinado na terça-feira entre o secretário de Obras e Habitação, José Stédile, e a prefeita em exercício de São Gabriel, Karen Lannes.
O Governo do Estado publicou no Diário Oficial de 16 de janeiro a homologação do decreto de emergência, possibilitando a destinação de recursos financeiros e ajuda ao município. Diante disso, fará a destinação de 420 horas-máquinas de escavadeira hidráulica, 1.110 horas de caminhão-caçamba, 460 horas de motoniveladora e 500 de rolo compactador. O investimento soma R$ 499.559,40. Os serviços serão executados pela empresa Komak Máquinas e Equipamentos Ltda., com a supervisão e fiscalização da prefeitura e da secretaria.
Com nova chuvarada, rios voltam a subir na Região Central
Conforme Karen Lannes, que é vice-prefeita em São Gabriel, o município tem extensa área territorial, com a economia alicerçada no agronegócio.
- Em janeiro, em apenas 72 horas, choveu mais de 300 milímetros, danificando seriamente as estradas vicinais. A partir deste investimento, teremos condições para realizar o trabalho de recuperação e manutenção das nossas estradas para auxiliar no escoamento da produção - destaca.
De acordo com o plano de trabalho apresentado pelo município, será realizada a recuperação das estradas vicinais nas localidades Caiboaté Grande, Arvoredo, Lagoões, Santo Antônio, Vista Alegre, Pau Fincado e Caleira, totalizando a recuperação de 46,8 quilômetros, beneficiando cerca de 500 famílias.
MANUTENÇÃO
Localidades onde estradas vicinais serão recuperadas em São Gabriel
- Caiboaté Grande
- Arvoredo
- Lagoões
- Santo Antônio
- Vista Alegre
- Pau Fincado
- Caleira
Total
- 46,8 quilômetros
Famílias beneficiadas
- Cerca de 500
*Com informações do Governo do Estado