data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: prefeitura de São Gabriel (Divulgação)
120 cadeiras foram disponibilizadas para a população
Uma cena chamou a atenção de quem passou nesta terça-feira próximo a Praça Fernado Abbott, em São Gabriel. Para melhor organizar a fila dos cidadãos que buscavam o saque do auxílio emergencial de R$ 600 do governo federal, a prefeitura disponibilizou cadeiras e colocou servidores para orientarem a população. Desta forma, as pessoas puderam aguardar para entrar na única agência da Caixa na cidade com o distanciamento de 1,5 metro e de maneira mais confortável.
Por outro lado, o médico infectologista Fábio Lopes Pedro diz que o contato de vários indivíduos com a mesma cadeira não é recomendável, porque aumenta o risco de contaminação.
- É melhor esperar em pé, com o distanciamento de 2 metros. Todo mundo tem que ceder um pouco e gastar energia. Os servidores também não precisam ser expostos a esse risco, tendo que limpar as cadeiras toda hora - fala o especialista.
Conforme informações da Assessoria de Imprensa do Executivo, os assentos são higienizados com frequência ao longo do dia e, também, após o término do expediente do banco, quando são recolhidos.
IFFar abre inscrições para 1,3 mil vagas em 22 cursos a distância gratuitos
O trânsito na Rua Laurindo Lopes, entre a praça e a Rua Coronel Soares, foi interrompido para que a fila pudesse se prolongar ao longo da via. O prefeito Rossano Gonçalves (PL) disse que as medidas foram decididas em uma reunião, ainda na segunda-feira, entre ele e o gerente geral da agência da Caixa Ecômica Federal do município, Cleber Leandro Bonfanti.
- Nós temos que dar nossa contribuição. As pessoas não estão na fila por lazer, é uma necessidade. Temos que reduzir ao máximo esse castigo de espera - explicou o prefeito.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: prefeitura de São Gabriel
Organização buscou dar o distanciamento correto entre as pessoas
MPF pede explicações sobre o auxílio emergencial ao Ministério da Cidadania
A agência da Caixa em São Gabriel fica aberta de segunda a sexta-feiram das 8h às 14h. Provavelmente, o local abrirá no próximo sábado também. As 120 cadeiras que foram disponibilizadas pelo poder público continuam à disposição dos cidadãos diariamente.
Em São Gabriel, aproximadamente 6 mil pessoas foram cadastradas e receberão o auxílio. Segundo Bonfanti, cerca de 400 pessoas são atendidas por dia na agência da Caixa. Além disso, outras 600 buscam, todos os dias, atendimento em lotéricas conveniadas e postos de autoatendimento. Mais informações sobre o calendário de pagamentos e como proceder para realizar o saque podem ser obtidas no site da Caixa Econômica Federal.
*Colaborou Rafael Favero