Deni Zolin

Duas propostas que poderiam reduzir mortes em até 50% nas rodovias

Um estudo sugere que, com duas ideias simples e investimento de 5% do orçamento do Ministério da Infraestrutura, seria possível reduzir em 50% as mortes nas rodovias federais, além de 30% menos feridos. O relatório Rodovias que Perdoam - Brasil, desenvolvido entre a parceria do Observatório Nacional de Segurança Viária e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) revela que, com o investimento de 500 milhões, é possível melhorar as condições de segurança nos trechos de maior número de sinistros em rodovias federais em todo o país.

Com esse investimento, seriam implantadas duas medidas fáceis, de baixo custo e extremamente eficazes, conforme as propostas do estudo. A primeira é a instalação de cilindros delimitadores (tachões) no meio das pistas de mão dupla em trechos em que a ultrapassagem é proibida. Isso evitaria colisões frontais e possui potencial de redução de 90% dos sinistros.

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A segunda sugestão consiste em reforçar o limite entre a pista e o acostamento por meio de sonorizadores longitudinais, que provocam barulho quando em contato com os pneus. Isso evitaria distrações dos condutores e, portanto, que os veículos saiam da pista. A estimativa é que poderia reduzir em cerca de 70% esse tipo de acidente.

Com esse investimento, seria possível salvar a vida de 10 mil pessoas e evitar que outras 80 mil ficassem feridas em sinistros na malha viária federal no período de três anos, aponta o estudo. Essas soluções de baixo custo compõem a primeira de 12 metas estabelecidas pelo estudo para atingir o objetivo de reduzir em 50% os sinistros de trânsito no Brasil na década de 2021 a 2030. Essas propostas foram apresentadas ao governo federal pelo Observatório Nacional de Segurança Viária.

Faixa Nova

Em Santa Maria, quando a Faixa Nova era uma rodovia federal, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) instalou tachões sobre a faixa amarela dupla, ao longo de toda a extensão, e a medida teve bom efeito. Ao impedir ultrapassagens em local proibido, a iniciativa aumentou muito a segurança e acabou com o problema das colisões por ultrapassagem irregular, que provocavam mortes e deixavam muitos feridos no passado.

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