Instaladas placas para plano de emergência perto da barragem do DNOS

Instaladas placas para plano de emergência perto da barragem do DNOS

Fotos Divulgação

Trabalho é de prevenção. Placas de rotas de fuga são instaladas na Vila Schirmer e parte do Campestre

Três profissionais da Corsan, em parceria com a Defesa Civil do município, começaram esta semana a instalação de placas de orientação e sinalização na região denominada como Zona de Autossalvamento (ZAS) da Barragem DNOS, o que inclui o bairro Campestre do Menino Deus e a Vila Schirmer. A medida faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) da barragem, que estabelece 56 rotas de fuga e 10 pontos de encontro para serem utilizados em eventuais situações de risco. Esta é uma ação totalmente preventiva para garantir a segurança da comunidade, e a Corsan reforça que a barragem é 100% segura e que a empresa tem um plano de monitoramento de todas as barragens que opera.

​​​+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


– Não há nenhum fato específico referente a essa estrutura. É um trabalho preventivo. O objetivo é trazer informação e visibilidade para a característica daquele local, que tem uma barragem. É obrigação da concessionária, em conjunto com o município, realizar treinamentos e informações à população de como se proteger no caso de uma ocorrência. O trabalho é extremamente de prevenção. Não há a necessidade da geração de nenhum tipo de pânico – disse a gerente de relações institucionais da Corsan na cidade, Andreia Zanini, à Rádio CDN.


“Centenária na garupa”: vídeo de jovem levando bisavó de moto para prova de vida viraliza em Santa Maria



A sinalização dos pontos de encontro e de fuga faz parte do PAE, previsto na Política Nacional de Segurança de Barragens, que estabelece diretrizes para garantir a segurança das barragens e das comunidades localizadas em seu entorno. Entre as medidas de segurança, estão os procedimentos a serem adotados em eventuais situações emergenciais, priorizando a segurança de todos. No início de 2026, será feita uma simulação de evacuação do local, para treinamento dos moradores.

 
A Corsan e a Defesa Civil pedem aos moradores que ajudem a preservar as placas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

WhatsApp libera duas novas funcionalidades; uma delas é o Recado Anterior

WhatsApp libera duas novas funcionalidades; uma delas é o Recado

Obra da ponte de Arroio Grande pode atrasar. Rota diz o motivo Próximo

Obra da ponte de Arroio Grande pode atrasar. Rota diz o motivo

Deni Zolin