Foto: Tales Trindade (Diário)
A prefeitura de Santa Maria aguarda para os próximos dias a autorização oficial da Defesa Civil Nacional, em Brasília, que está revisando toda a licitação da recuperação da estrada do Perau, para então permitir o início da obra. Uma fonte na prefeitura indica que há expectativa de o aval saia logo e que a ordem de serviço possa ser assinada no dia 22 de novembro, com a presença não só do prefeito Rodrigo Decimo, mas também do deputado federal Paulo Pimenta (PT), que tem atuado na articulação para liberação de verbas em Brasília.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A empresa vencedora da licitação, a FG Fundações e Geotecnia Ltda, de São Paulo, foi divulgada no dia 16 de outubro. Entre nove concorrentes, ela apresentou o menor preço, de R$ 20,78 milhões. Assim que a obra iniciar, os primeiros trabalhos devem ser remover pedras e vegetações para permitir a liberação do tráfego na estrada do Perau, com o canteiro de obras do lado.
A obra prevê contenções para evitar novos deslizamentos no futuro, a exemplo do que está sendo feito nos morros às margens da BR-158, entre Santa Maria e Itaara. O projeto prevê que esse reforço seja feito em um trecho de 60 metros de extensão e sete metros de largura.