
Foto: Arquivo Pessoal
Nesta terça-feira (4), o advogado e escritor Daniel Tonetto lança um novo livro de ficção. A trama envolve um crime ambientado em Santa Maria e conta a história de dois amigos com objetivos opostos. O evento de lançamento será na Associação de Professores Universitários de Santa Maria (Apusm) e terá uma ação social para beneficiar pessoas que foram afetadas pelas enchentes.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
“Dois Caminhos” é o nome da nova obra de Tonetto. A história acontece em 1994, em meio às comemorações do tetracampeonato mundial da seleção brasileira de futebol. Após um assassinato no subúrbio de Santa Maria, o crime cruza o caminho de dois amigos de infância, um advogado e um suspeito de assassinato.

Relatos reais nas ficções
Este é o sétimo livro de ficção do escritor, que é advogado e integrante da Academia Santa-Mariense de Letras (ASL). Para ele, a experiência vivida em mais de 250 júris de homicídio é fundamental para a criação das histórias, que são objetivas para facilitar a leitura daqueles que não são do mundo criminalista. Da mesma forma, ele não deixa a desejar no que diz respeito aos detalhes sobre cada crime que relata.
- Sem a experiência nos tribunais, eu não conseguiria passar para os leitores os processos, como funciona a audiência, o drama das famílias da vítima e do réu - diz Daniel Tonetto, que é natural de São Sepé.
Influências
Morador de Santa Maria, ele conta que a paixão pelos tribunais vem de seu avô, que adorava frequentar esses espaços e levava Tonetto, desde pequeno, para acompanhá-lo. Quanto à paixão pela leitura e pela escrita, a influência é por parte da mãe, que é formada em filosofia. Diariamente, o autor separa cerca de 1 hora e 30 minutos para ler e escrever. Em meio a uma xícara de chá, é neste momento que suas histórias se desenvolvem e seus personagens ganham vida.
Além do apoio familiar, o advogado criminalista admira escritores renomados e gosta de viajar para locais onde as obras desses autores foram ambientadas. A exemplo disso, esteve em Cartagena das Índias, na Colômbia, e aprofundou-se em “Amor nos Tempos do Cólera”, de Gabriel García Márquez.
Da mesma forma, foi a Nápoles, na Itália, e conheceu os locais por onde estiveram os personagens da escritora Elena Ferrante. Outras referências são Isabel Allende, Mario Vargas Llosa, Thomas Mann e o autor de thrillers policiais Sidney Sheldon.
Solidariedade
Em função das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul no mês de maio, Daniel Tonetto planejou uma ação social junto à Apusm. A cada exemplar vendido, dois quilos de alimentos serão doados a famílias que foram afetadas neste período.
- Conheço muitas famílias que perderam tudo. Então, em parceria com a Apusm, vamos fazer esta ação. Tenho a convicção de que a literatura caminha junto com a solidariedade - conta o escritor.
Agende-se
● O quê: Lançamento do livro “Dois Caminhos”, de Daniel Tonetto, publicado pela Avec Editora
● Onde: Sede da Apusm - Avenida Nossa Senhora das Dores, 791, Bairro Nossa Senhora das Dores, Santa Maria
● Quando: 4 de junho (terça-feira), das 10h às 20h, com drive-thru das 13h às 17h
● Quanto: R$ 40
● Onde comprar: No lançamento e também nas livrarias Santos, no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a partir de junho. Em breve, estará disponível em livrarias virtuais.