Foto: Marina Chiapinotto (Arquivo)
Escolher o papel, a caneta, o destinatário, além de ir até uma agência dos Correios é algo comum para quem costumava enviar cartas. Passados os anos, a situação pode ter ficado para trás. Em busca dessa resposta, a reportagem do Diário foi até o Calçadão de Santa Maria para ouvir da comunidade sobre as lembranças da época em que o envio era bem mais comum.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Para a professora aposentada Jurema Alves Scherer, 68 anos, antigamente a única possibilidade era se comunicar por meio de cartas. E era assim que eles se comunicavam com seu atual marido em 1979. Jurema comentou sobre a história por trás das cartas.
– Nós nos mandávamos cartas, na época era correspondência, era o que tinha – relembra Jurema.
Recentemente, a reportagem do Diário descobriu um aplicativo inusitado, que possibilita o usuário mandar cartas de forma online para qualquer parte do mundo. O aplicativo se chama Slowly e, por meio dele, é possível se conectar com pessoas de diferentes lugares com uma carta virtual. E esse material pode demorar horas ou até dias para chegar ao destinatário, a depender da distância entre os usuários, o que torna a experiência ainda mais realista. Perguntada sobre a possibilidade de mandar cartas de forma online, Jurema disse que usaria a ferramenta.
– Eu usaria, seria como e-mail? A gente usa mais o celular, mas seria legal mandar uma carta – diz a aposentada.
Avani dos Santos, 82 anos, e Vanderlam dos Santos, 88 anos, casados há mais de 60 anos, lembram que quando moravam em cidades diferentes, a única maneira de se comunicar de Bagé, cidade natal de Avani, para Dom Pedrito, onde Vanderlam morava, era por meio de cartas.
Leia mais
- Orelhões: os populares telefones públicos caíram no esquecimento no Brasil (e em Santa Maria)
- A telemensagem ainda vive; trabalhadores do segmento apontam crescimento desde a pandemia
- Santa-mariense participa de campanha publicitária do filme "Barbie"
Como usar
Para usar o Slowly, é preciso criar um nome de usuário, um avatar, selecionar seus tópicos de interesse e o idioma. O aplicativo permite escolher se você quer sortear alguém aleatoriamente ou selecionar com quem deseja trocar correspondências. Depois, é só escrever a carta, selecionar um selo e remeter o postal.
O aplicativo é ideal para quem quer se conectar com novas pessoas em um ritmo mais lento e significativo, indo contra as mensagens instantâneas, as quais estamos acostumados. O Slowly é gratuito e está disponível para Android e iOS. É possível também pelo navegador de Internet neste link.