sotaque lusitano

Portugueses Afonso Cruz e Pedro Lamares participam da 50ª Feira do Livro de Santa Maria

Já em Santa Maria, Pedro Lamares (à esq.) e Afonso Cruz prestigiaram o escritor Ailton Krenak no “Livre Livre”, no domingo (7)Foto: Nathália Schneider (Diário)



Já atravessaram o Oceano Atlântico dois convidados internacionais que irão abrilhantar a 50ª Feira do Livro de Santa. O escritor Afonso Cruz e o ator e apresentador Pedro Lamares, ambos de Portugal, desembarcaram no domingo (7) na Cidade Cultura, a tempo de prestigiar o disputado espaço Livro Livre com Ailton Krenak. Na segunda-feira (8), participam da 11ª Sina Poética, na Vila Belga, em uma noite dedicada à literatura portuguesa. A partir de terça-feira (9), comandam o Livro Livre no Theatro Treze de Maio, às 19h.

O primeiro convidado a subir no palco centenário para um bate-papo é Afonso Cruz. Nascido em Figueira da Cruz, parte do distrito de Coimbra, o português já foi agraciado com o Prêmio da União Europeia de Literatura, em 2012, pela obra A Boneca de Kokoschka.

Publicou mais de 30 livros, entre romances, contos, ensaios, poesias, teatro, não-ficção e ilustrou outros tantos. Entre as obras, Jesus Cristo Bebia Cerveja (2014), Flores (2016) e Vamos Comprar um poeta (2016). Afonso Cruz também é cineasta e músico. Ele faz parte da banda de blues The Soaked Lamb.

ESPETÁCULO DA POESIA

Na quarta-feira (10), será a vez do ator português Pedro Lamares participar do “Livro Livre”. Também às 19h, ele apresenta o espetáculo A poesia é uma arma carregada de futuro. A apresentação fala de grandes temas universais da poesia como o amor e a morte, além do medo, de discriminações e da esperança.

Pedro Lamares é ator desde 1997 e estudou interpretação na Academia Contemporânea do Espetáculo, entre 1998 e 2001. Tem participado em espetáculos de teatro, dança e poesia e pertence ao coletivo Caixa Geral de Despojos, com o qual colabora nas Quintas de Leitura, espetáculos de poesia, música e performance no Teatro do Campo Alegre, em Porto.

Na televisão, ficou conhecido pelas telenovelas Dei-te Quase Tudo da TVI, e Paixões Proibidas, uma co-produção da RTP com a Rede Bandeirantes, gravada no Rio de Janeiro. No cinema, representou o escritor Fernando Pessoa no Filme do Desassossego, em 2010. Cinco anos depois, foi convidado a apresentar o programa Literatura Agora, sobre poesia, na RTP2, em colaboração com a jornalista e poeta Filipa Leal. Na segunda temporada, o programa passou a se chamar Literatura Aqui e foi exibido até 2019.

Os ingressos gratuitos para as atrações do “Livro Livre” devem ser retirados na bilheteria do Theatro Treze de Maio, a partir do dia anterior ao evento. Quem encerra a programação do espaço é a escritora Natália Borges Polesso, na sexta-feira (12).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Destaques da Feira do Livro, os portugueses Afonso Cruz e Pedro Lamares participam de sarau de poesias na Vila Belga Anterior

Destaques da Feira do Livro, os portugueses Afonso Cruz e Pedro Lamares participam de sarau de poesias na Vila Belga

Sempre é tempo para iniciar na literatura: diferentes gerações moldam a Feira do Livro Próximo

Sempre é tempo para iniciar na literatura: diferentes gerações moldam a Feira do Livro

Cultura