UFSM conquista quatro medalhas no Campeonato Gaúcho de Atletismo Sub-20

UFSM conquista quatro medalhas no Campeonato Gaúcho de Atletismo Sub-20

Foto: Erick Kettermann Garcia

João Vinicius Cazari Silva, ao centro, foi o vencedor no salto com vara


A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) conquistou quatro medalhas no Campeonato Gaúcho de Atletismo Sub-20, que foi realizado na Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (Sogipa), em Porto Alegre, no sábado (9). Ao todo, três atletas subiram ao pódio, sendo que dois ingressaram na UFSM por meio do Programa de Ingresso de Atletas de Rendimento ao Ensino Superior (PIARES).


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


O estudante de Direito João Vinicius Cazari Silva, 18 anos, foi o vencedor no salto com vara e ficou com o bronze nos 110m com barreira. Natural de Presidente Prudente (SP), ele viu no Piares uma forma de conciliar o estudo com a prática esportiva.

– As medalhas vieram com um sentimento muito bom, de dever cumprido. Juntar o esporte com a questão acadêmica da universidade é algo que pode elevar a instituição no ensino, assim como pode elevar o rendimento esportivo no Brasil – disse o estudante e atleta.

Além dele, outros dois competidores subiram ao pódio. O acadêmico de Ciências Sociais Vitor Luiz Feres Rodrigues, 18 anos, garantiu a medalha de bronze nos 5.000m. E Alefer Pietro dos Santos Santos, 16 anos, aluno de um projeto social em São Sepé, que está associado ao atletismo da UFSM, ficou em terceiro lugar nos 3.000m com obstáculos.


PIARES

O programa foi aprovado em abril de 2023, a partir do retorno do Vestibular e do Processo Seletivo Seriado (PSS) e busca facilitar a entrada de atletas de rendimento no ensino superior. Entre os beneficiados estão os atletas que terminaram a carreira esportiva e buscam o ensino superior como uma nova oportunidade, além dos atletas que estão em ascensão na prática e não querem abandonar os estudos.

– Todos estão ganhando! Os atletas além de vencerem provas e acumularem medalhas estão ampliando sua formação acadêmica. A UFSM tem destaque esportivo, além de ser pioneira na criação dessa política pública. E a sociedade ganha como um todo, dando o valor e reconhecimento merecido aos atletas que dedicam suas vidas para essa causa. Eu acredito que em pouco tempo o PIARES vai mudar o esporte do Brasil por meio da educação – afirma, Luiz Fernando Cuozzo Lemos, professor do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM e autor do projeto.

No primeiro edital, oito alunos ingressaram na UFSM em 2024. O segundo edital, referente ao ingresso para 2025, está aberto até o dia 28 de novembro. Ao todo, estão disponíveis 102 vagas para 53 cursos. Os interessados podem se inscrever pelo link.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Tenista de Santa Maria está na segunda colocação de ranking mundial Anterior

Tenista de Santa Maria está na segunda colocação de ranking mundial

PRS perde para o Ivoti nos Eucaliptos e está fora do Gauchão Sub-20 A2 Próximo

PRS perde para o Ivoti nos Eucaliptos e está fora do Gauchão Sub-20 A2

Esportes