Foto: Arquivo Pessoal
Pulga, ao centro, venceu seis lutas para ser campeão europeu

O santa-mariense Lucas Souza de Lima, o "Pulga", de 29 anos, foi campeão do Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu, na manhã desta sexta-feira (24), disputado em Lisboa, Portugal. Na categoria faixa roxa até 82 kg, o atleta venceu seis lutas e conquistou o torneio, que é um dos maiores do esporte no mundo.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Pela primeira vez fora do Brasil, Pulga deixou claro que não iria à Europa a passeio. Apesar dos 32 adversários na categoria, sendo competidores de diferentes partes do mundo, o santa-mariense foi focado para a competição, principalmente por enfrentar o momento como uma oportunidade única. Em seis lutas, venceu as cinco primeiras por pontos, o que reforça a dificuldade do campeonato. Na final, superou o brasileiro Thiago de Castro ao aplicar um estrangulamento de costas.
– Que sensação incrível, eu não sei nem explicar o que estou sentindo. Só de lutar o Campeonato Europeu já é uma conquista enorme, todo atleta de jiu-jitsu sonha em estar aqui pisando neste tatame… e eu fui o campeão. Só sei chorar e aproveitar o meu momento – disse Pulga, muito emocionado
Como de costume, o santa-mariense dedicou a conquista ao local onde foi criado, o Bairro Urlândia, na zona sul de Santa Maria. Além de carregar a frase “Made in Urlândia”, que significa “feito na Urlândia”, nas costas, o lutador sempre deixa claro que tem orgulho das origens e que quer servir de inspiração para todos que nasceram por lá.
– É aquilo que eu sempre falo. Eles podem ter a mesma técnica, podem ter a mesma força, mas eles nunca passaram o que eu passei. Essa raça vem de berço. Por isso que eu tenho tanto orgulho das minhas raízes, tenho tanto orgulho da Urlândia. Quem vem de lá conhece essa raça.
Pulga ainda pode competir nesta sexta pela categoria absoluta da faixa roxa, que desconsidera o peso dos competidores. Contudo, o foco do momento é comemorar a conquista. No sábado (25), ele viaja para Madri e, na segunda (27), vai para Barcelona. Após o período na Espanha, o santa-mariense vai para Paris, na França, na quarta (29), onde fica até sexta-feira (31). O período nas cidades servirá para treinar com conhecidos e aprimorar técnicas.