Luto na política

Morre Ildo Luiz Callegari, ex-secretário da Desenvilvimento Rural de Santa Maria

Pâmela Rubin Matge

"

O ex-secretário municipal de Desenvolvimento Rural Ildo Luiz Callegari, 52 anos, foi velado na capela dos Cemitério Santa Rita de Cássia, em Santa Maria. Ele estava internado no Hospital de Caridade de Santa Maria desde o dia 17 de fevereiro e morreu por volta das 23h, em decorrência de problemas respiratórios.

Na manhã desta terça-feira, familiares, amigos e representantes políticos chegavam ao velório para prestar suas últimas homenagens sob forte comoção. Sobre o caixão, as bandeiras do Partido dos Trabalhadores e do Sport Club Internacional.

_ Ele viveu seguindo seus ideais, sempre compatido e pregando a simplicidade _ lembra o militar Rodolfo Vanderlei Callegari, 62 anos, irmão de Callegari.

Natural de Santa Maria, ele e os irmão Rodolfo e Carmem  eram filhos de agricultores do distrito de Pains. Callegari foi militante do Partido dos Trabalhadores (PT), atuando como secretário de Desenvolvimento Rural do município durante o governo Valdeci Oliveira (PT). Também foi integrante da Associação de Moradores de Camobi, bairro onde morava atualmente, e se destacou por sua atuação na Cooperativa de Crédito Solidário (Cresol) e na Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familar (Fetraf).

Antes de adoecer esteve no interior da França com um grupo de pequenos agricultores estudando a raça de gado Montbeliarde. Callegari era técnico agrícola e estava cursando Zootecnia.

De acordo com a filha, Lara da Rocha Callegari, 24 anos, o pai sempre teve uma personalidade forte, sem deixar de ser amoroso:

— Foi sempre bem posicionado, justo e solidário, lutando pelas minorias. Como pai, foi completo. Sempre presente e amoroso, brincou de boneca comigo, me oportunizou uma faculdade e tudo de melhor.

O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), menciona que a morte precoce de Callegari é uma perda para Santa Maria e para o Partido dos Trabalhadores:

— Estamos tristes por ele partir tão cedo. Foi um cara polêmico em suas posições, mas absolutamente fiel e respeitoso. Tinha uma capacidade de ouvir e, mesmo nos momentos difíceis, conseguia brincar. É lamentável!

Amigo e colega de partido, Valdir Oliveira acrescenta que Callegari serviu de referência para a juventude do partido:

— Foi exemplo para muita gente e nos deixa um legado pelo seu comprometimento. Sempre foi franco e solidário às causas de todos. Tínhamos uma afinidade partidária e de vida.

Além de Lara, ele era pai de Maria Clara de um ano, e marido de Gláucia Ribas. Ele também tinha uma casal de irmãos e era filho de Silvio e Osvilda. O sepultamento de Callegari ocorre às 15h, Cemitério Santa Rita de Cássia.



"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Obras dos trevos na Faixa Nova começarão no início de abril

Próximo

Feira de Outlet ocorre neste final de semana em Santa Maria

Economia